plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Pesquisa mostra que 63% dos idosos chefiam suas famílias

A segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo, traz insights importantes sobre o que é ser idoso no país. Dentre os recortes do estudo feito em parceria com a Fundação Perseu Abramo, dados sobre renda e moradia chamam a atenção para a condição em que vive essa população hoje, com olhar especial sobre a pandemia do coronavírus.

Segundo a pesquisa, 63% dos idosos entrevistados chefiam suas famílias, enquanto 17% moram sozinhos e 33% vivem com uma pessoa apenas, no geral o cônjuge, que, quase sempre, tem a mesma faixa etária (o salário médio dessa população é de R$ 1.765,79). Assim, muitas vezes o idoso é quem precisa sair de casa para realizar suas atividades cotidianas, compras, serviços bancários etc., ainda que conheçam os riscos. Além do risco de contágio, o que ficou ainda mais evidenciado durante a pandemia é o chamado preconceito etário: muitos idosos têm sido alvos frequentes de perseguição.

A pesquisa foi realizada entre 25 janeiro e 2 março de 2020 e contemplou dois subgrupos: maiores de 60 anos e adultos entre 16 e 59 anos. No total, foram 4.144 entrevistas em 234 municípios urbanos de pequeno, médio e grande portes, distribuídos nas cinco macroregiões do país.A pesquisa lançou um olhar sobre uso da internet, autoimagem, moradia, relações familiares e laços afetivos, sexualidade, percepção da morte e solidão ‒ com ênfase no período de isolamento social.

A Fundação Perseu Abramo foi assim nomeada em homenagem ao jornalista Perseu Abramo. Foi criada em 5 de maio de 1996 pelo Partido dos Trabalhadores para desenvolver projetos de caráter político-cultural. Desde sua fundação, a Perseu Abramo segue trabalhando no incentivo à reflexão política e ideológica, promoção de debates, estudos e pesquisas, com a abrangência e a pluralidade de opiniões presentes na realidade brasileira.

O Sesc São Paulo tem 73 anos de atuação no estado e 40 unidades operacionais, que desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *