28 de março de 2024 - 04:40

Pescaria de Mulheres segue protocolo de biossegurança, garantem organizadoras

A 1ª Pescaria das Mulheres do Águas do Miranda, que aconteceu no distrito 21, no município de Bonito, cumpriu à risca o protocolo de biossegurança acordado com as autoridades sanitárias, é o que garantem as organizadoras do evento, Jaqueline dos Santos e Lucimara Henrique, moradoras da comunidade.

A Pescaria, apesar da polêmica desencadeada em diversos veículos de comunicação, teve o propósito cumprido, que foi dar visibilidade às muitas mulheres pescadoras profissionais da comunidade. Como também atrair aquelas que têm como paixão a pescaria, mas que por muitas vezes acabam deixando de praticar pelo simples fato de a pesca ser geralmente relacionada ao sexo masculino. “Com a realização do evento, a ideia foi de fomentar o turismo no distrito, que vive um momento crítico, relacionado à economia, buscando assim, despertar em muitas outras mulheres a prática da pesca”, explicou Jaqueline dos Santos.

As mulheres convidadas que participaram da pescaria foram chamadas por serem amigas das moradoras do local, sem importar o cunho político, pois o evento não visava a política e sim a visibilidade da mulher.

Na realização do evento, todas as medidas de biossegurança foram tomadas, de acordo com o protocolo exigido pelas autoridades de saúde e da prefeitura, como por exemplo, uso de máscaras, medição de temperatura, etc. Ao contrário do que se viu publicado em redes sociais e até em parte da mídia, a Pescaria das Mulheres cumpriu seu papel, ao integrar as famílias em um lazer, que ficou até um pouco prejudicado devido à chuva, unindo o lazer à pesca esportiva.

Além disso, a intenção, afirmou Lucimara Henrique, também organizadora da pescaria, “foi a de mostrar de que esse tipo de descontração não é de exclusividade masculina, as mulheres também participam e conhecem bem os detalhes. Tanto assim que a adesão foi excelente e como as pessoas podem ver, devidamente organizado em um momento de pandemia. Outro fator é que dessa maneira, podemos incentivar o conhecimento e o lado turístico de um dos locais específicos em nossa cidade”.

A prefeitura deu o apoio institucional em relação a todos os cuidados com a biossegurança, cumprindo com os requisitos, ou seja, aferição de temperatura, distribuição de álcool em gel a todos os barcos, uso de máscaras e distanciamento necessário, onde o compromisso da administração municipal, restrito a esses pormenores, terminou assim que a pescaria teve fim, quando as participantes foram liberadas para realizarem o almoço de acordo com sua preferência, seja no barco, no barranco ou até mesmo ir para casa. Segundo Jaqueline, o que se divulgou foi o acontecimento isolado por parte de uma das “pescadoras” participantes, que devido à chuva e por possuir um pesqueiro, se disponibilizou a ceder os quiosques que possui para abrigar as pessoas, mas em momento algum foi articulado a aglomeração.

“Nunca em nossa comunidade foi realizado um evento voltado para a participação das mulheres. Pela primeira vez tivemos apoio e estamos felizes em saber que muitas dessas mulheres que ganham seu pão ali nesse rio, hoje podem saber que serão bem vistas e reconhecidas. São mulheres que enfrentam o sol, a chuva, a noite e o frio, e puderam ter um dia para pescarem por prazer e descansar. Tudo foi pensado e organizado com muita precaução. Protocolo foi seguido, porém após evento todos tiveram sua liberdade, o que aconteceu foi que as pessoas para comer e beber, durante o almoço, obrigatoriamente, precisam retirar as máscaras.”, diz Jaqueline. “Temos certeza absoluta, tamanha foi nossa preocupação com a biossegurança em tempos de pandemia, que ninguém que será infectado por ter participado da Pescaria e já estamos nos organizando para planejar a próxima, se Deus quiser, sem essa preocupação do vírus, apenas com o objetivo mesmo de motivar nossa economia local”, encerrou Jaqueline Santos.

One Comment on “Pescaria de Mulheres segue protocolo de biossegurança, garantem organizadoras”

1. Parabéns as organizadoras do evento. Acredito ser muito importante eventos como estes que valorizam a pesca sustentável e segura.