28 de março de 2024 - 07:09

Campo Grande recebe titulo mundial pela preservação das florestas urbanas pelo segundo ano consecutivo

Arbor Day Foundation reconheceu novamente Campo Grande como uma Tree Cities of the World “Cidades Árvore do Mundo”. O título representa o programa fundado pela The Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para reconhecer cidades ao redor do mundo que se comprometeram a cultivar e manter suas florestas urbanas. Desta forma, a Capital compõe uma rede de cidades com conceitos semelhantes que reconhecem a importância das árvores na construção de cidades saudáveis.

“Aplaudimos todas as cidades que ganharam a designação de Cidades Árvores do Mundo”, disse Dan Lambe, presidente da Arbor Day Foundation. “Eles são líderes no planejamento e manejo de suas florestas urbanas. Esta distinção é uma celebração de sua criatividade e sustentabilidade na criação de espaços urbanos mais saudáveis”.

O prefeito Marquinhos Trad destacou o trabalho realizado e parabenizou todos que atuaram diretamente para esta conquista “Nossa administração preza pelo desenvolvimento sustentável, pela preservação da arborização urbana e o resultado desse trabalho é o reconhecimento internacional que obtivemos por dois anos consecutivos. Temos compromisso com o manejo da arborização e, com isso, garantir um futuro melhor para todos”, declarou o prefeito.

Para Campo Grande ser reconhecida novamente, a cidade comprometeu-se a cumprir cinco padrões do programa que mostram sua dedicação e determinação em plantar e conservar árvores para um futuro mais verde. No total, 120 cidades de 63 países foram reconhecidas nesta edição, compondo um grupo internacional que lidera o caminho da silvicultura urbana e comunitária.

O plantio de árvores em uma área urbana traz uma infinidade de benefícios, podendo ajudar a reduzir os custos de energia, gerenciamento de águas pluviais e controle da erosão. O programa apresenta uma rede de líderes que visam criar mais espaços verdes em áreas urbanas, reconhecendo as cidades que o fazem bem. Plantar mais árvores é a maneira mais rápida e fácil de melhorar a copa das árvores de uma cidade e investir em um futuro melhor.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, reinterou o orgulho pelo título e pelo trabalho implementado “O desafio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana é conciliar conservação ambiental com o desenvolvimento urbano, promovendo uma cidade sustentável e organizada. Mais que um título, esse reconhecimento resulta também em qualidade de vida além da proteção aos recursos naturais. E grandes são os avanços na cidade de Campo Grande”.

Para compor a rede Tree Cities of the World, as cidades devem preencher requisitos com relação a ter setor responsável especificamente pela arborização, possuir políticas e arcabouço legal regentes para a proteção e manutenção da sua floresta urbana, realizar inventários, estudos e planos em longo prazo para implantação e manejo de arborização, investir orçamento anual para o manejo arbóreo e realizar ao menos anualmente a celebração do dia da árvore, como medida para conscientizar a população. Agora, mais do que nunca, as árvores e as florestas são um componente vital para cidades saudáveis, habitáveis e sustentáveis em todo o mundo.

“Este é o reconhecimento internacional mais importante no quesito de florestas urbanas. Para participar do programa, o município envia os dados que são auditados, demonstrando nossas efetivas ações”, pontuou a superintendente de fiscalização e gestão ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli.

Sobre a Arbor Day Foundation

Fundada em 1972, a Arbor Day Foundation cresceu e se tornou a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores, com mais de um milhão de membros, apoiadores e parceiros valiosos. O objetivo é ajudar outras pessoas a entender e usar árvores para resolver muitos dos problemas globais que enfrentamos hoje, incluindo qualidade do ar, qualidade da água, mudança climática, desmatamento, pobreza e fome.

Como uma das maiores fundações de conservação em operação do mundo, a Arbor Day Foundation, por meio de seus membros, parceiros e programas, educa e envolve as partes interessadas e comunidades em todo o mundo para se envolverem em sua missão de plantar, nutrir e celebrar árvores.

Mais informações estão disponíveis em arborday.org e treecitiesoftheworld.org