28 de março de 2024 - 08:44

Pedal Cultural recria os caminhos que unem memória urbana e educação

Campo Grande (MS) – Acompanhados por motos de guardas municipais e dos sorrisos e olhares de quem via a tarde descer lentamente neste domingo (7 de agosto) no Centro de Campo Grande, professores que participaram da Oficina Pedal Cultural, do I Seminário Cultura e Educação, puderam conhecer pontos importantes da memória da cidade e estreitar laços com educação dos alunos em sala de aula.

A Oficina levou os participantes a um passeio por alguns pontos de relevância histórica da cidade. O roteiro do passeio passou pelo Colégio Oswaldo Cruz, Mercado Municipal, Morada dos Baís, Hotel Gaspar, Memorial Okinawa, Complexo Ferroviário, Correio Central, Casa do Artesão, Relógio, Loja Maçônica e Igreja Santo Antônio.

A saída, realizada no Sesc Camillo Boni, na Afonso Pena, foi precedida de um aquecimento físico e também histórico. A proposta visa levar aos profissionais uma visão mais “real” e presencial de pontos importantes da cultura e da memória da cidade, auxiliando os profissionais da educação em sala de aula.

O Pedal Cultural faz parte da programação do I Seminário Cultura e Educação, realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorimso e Inovação e pela Secretaria de Estado de Educação entre os dias 5 e 7 de agosto no Memorial da Cultura, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e unidades educacionais do Sesc.

O Seminário refletiu temas pertinentes na relação cultura e educação, provocou novos olhares sobre conceitos e práticas de interação, contemplou os hibridismos e cruzamentos poéticos. O encontro também oportunizou um espaço de partilha de saberes e fazeres educativos e artísticos, promovendo reflexões e práticas sobre a relação entre a cultura e educação, tendo como interface as questões estéticas e artísticas nas ações pedagógicas da escola.