A Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito e o Recanto Ecológico do Rio da Prata, em Jardim, ambos do mesmo grupo, receberam a certificação ISO (International Organization for Standardization) 21101, que busca a padronização de qualidade e segurança nas atividades turísticas.
No país, apenas sete empresas possuem essa certificação, sendo três delas em Mato Grosso do Sul. Além dos dois já citados, que receberam o selo neste mês, o atrativo Buraco das Araras, também em Jardim, já se encaixa nos padrões exigidos pelas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As outras quatro empresas são no estado de São Paulo.
A visita dos auditores da ABNT (da Associação Brasileira de Normas Técnicas), ocorre anualmente no mês de setembro. O Recanto Ecológico Rio da Prata passou pela vistoria do auditor Paulo Sérgio Coelho de Andrade durante os dias 4 a 6 de a Estância Mimosa entre os dias 10 a 12. Durante este período foram feitas análises documentais, entrevista com colaboradores, prestadores de serviços, visitantes e a realização de atividade prática.
O gerente do atrativo da Estância, Thyago Sabino, destacou que a importância da certificação para a cidade. “Somos privilegiados, pois trabalhamos em uma empresa que é a 1ª em Bonito, considerado o melhor destino de ecoturismo do país, a receber essa certificação e uma das poucas do Brasil. Isso mostra o empenho de toda a equipe que ao longo do tempo vem se adequando, aprimorando para atender todas as exigências do sistema”, disse Thyago Sabino, gerente do atrativo.
Já o diretor do Rio da Prata, Teódison Gonçalves, comentou sobre a beleza do passeio, reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas. “ Nós somos o primeiro atrativo de Mato Grosso do Sul a receber a Certificação na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). Ter esse reconhecimento é muito importante pois atesta que estamos fazendo certo os procedimentos, tanto na prática como na parte de documentação”, finaliza.
A Certificação ISO busca uma padronização de qualidade e segurança para desenvolver um turismo da melhor forma possível para os visitantes. Todos os anos é realizada uma auditoria para verificar se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado nos atrativos obedece a Norma NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura.