24 de abril de 2024 - 13:07

Parque Ayrton Senna tem Dia D de combate à Dengue nesta quinta

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Campo Grande e o Ministério da Saúde, realiza nesta quinta-feira (17), às 9 horas, o ‘Dia D’ de Combate ao Aedes aegypti, no Parque Olímpico Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. A ação tem como objetivo chamar atenção da população quanto a Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a população precisa estar atenta quanto as arboviroses. “É preciso que todos nós reservemos pelo menos 15 minutos para cuidar da nossa casa, dos nossos quintais. Toda a comunidade precisa estar engajada, 80% dos reservatórios do mosquito estão na nossa casa. Não deixe água parada, o período das chuvas retornou e nós precisamos ficar mais atentos. Infelizmente, a Dengue continua fazendo vítimas no nosso Estado”.

Ao todo, mais de 20 instituições estarão conosco nesta campanha de conscientização no Parque Ayrton Senna. Confira a lista:

• Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur): Grupo musical Quinteto e amostras de artesanatos;
  • Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): Estande de fauna Sinantrópica; Equipe de educação em saúde e feira de animais para doação;
  • Hospital do Amor: Estande de orientação de prevenção a exames para as mulheres;
  • Hospital São Julião: Estande de enfermagem para realização de exames glicemia e aferição de pressão arterial, equipe de acadêmicos da UCDB;
  • Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro): Estande de orientação sobre serviços oferecidos pelas incubadoras;
  • Guarda Civil Metropolitana: efetivo trânsito, ambiental e banda;
  • Escolas particulares: alunos com aula passeio no evento;
  • Polícia Militar Ambiental: efetivo de militares e amostra dos animais taxidermizados pelos Florestinhas;
  • SOLURB: Estande apresentação e orientação sobre resíduos e coleta seletiva;
  • Corpo de Bombeiros: efetivo militares, viatura resgate, drone e possibilidade de amostra da escada Magirus;
  • Casa da Mulher Brasileira: balcão de informações e orientações;
  • Subsecretaria de Apoio a Cidadania: corte de cabelo e massagens;
  • SAS: participação e orientação;
  • SUASC: apoio divulgação e informações (lideranças comunitárias);
  • SEMED: aula passeio (alunos) e divulgação de ações na escola do Programa Colaborador Voluntário;
  • OAB/MS;
  • SESC: participação e orientações informativas;
  • LIONS: estande de informação e divulgação;
  • ROTARY: participação e orientação;
  • APAE/IPED: estande se orientação ;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur): orientação e distribuição de mudas;
  • ACICG;
  • CDL;
  • SENAC.

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Rodson Lima, SES
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília