25 de abril de 2024 - 00:21

RTVE e IFMS vão difundir a educação profissional, científica e tecnológica

O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, começou a discutir com os jornalistas Vinicius Vieira e Paulo Gomes, respectivamente chefe e integrante da Assessoria de Comunicação Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), acordo de cooperação mútua entre as emissoras do Estado e unidade da rede federal de educação profissional científica e tecnológica.

O objetivo é levar ao público, por meio da TVE, Educativa FM e Portal da Educativa informações sobre o ensino técnico no Estado e notícias de interesse geral no campo da educação profissional, graduações, especializações e pesquisa científica.

O acordo de cooperação será assinado pelo reitor do IFMS Luiz Simão Staszczak, e o diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, em data ainda a ser definida após avaliação da coordenação de extensão e assuntos institucionais do IFMS.

Segundo Bosco Martins, “o acordo de cooperação com o IFMS atende à orientação do governador Reinaldo Azambuja e se encaixa na missão prima das emissoras públicas de Mato Grosso do Sul, que é oferecer ao público informações sobre educação, cultura, entretenimento e prestação de serviço, contribuindo para a formação crítica do cidadão. Conhecemos os serviços prestados pelo Instituto, que é uma grande janela de oportunidades. Há um enorme leque de cursos que atendem a demanda por técnicos qualificados e expectativa dos jovens estudantes pela iniciação científica e inserção no mercado de trabalho”.

Com unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porá e Três Lagoas, o IFMS tem a missão de estimular o ensino por meio da pesquisa aplicada e da extensão tecnológica. No ano passado, mais de 8 mil estudantes se matricularam em cursos de nível médio, graduação, pós-graduação e qualificação profissional – articulado à educação profissional, técnico subsequente, educação à distância e ensino superior, incluindo bacharelado (Agronomia) e licenciatura (Química).

São cursos em 28 áreas nos setores de recursos naturais, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia e controle e processos industriais, além de especializações em sete setores, 14 cursos de qualificação profissional e cursos de línguas.