25 de abril de 2024 - 05:57

Estudantes de Bonito têm oportunidade de conhecer e vivenciar o universo do Rádio e da Televisão

Estudantes de duas escolas de Bonito visitaram na manhã desta terça-feira (16) as instalações do Palácio das Comunicações, no Parque dos Poderes, onde funcionam a Rádio, TV e o Portal da Educativa

Um grupo de 60 estudantes de duas escolas de Bonito, cidade localizada a 257 km de Campo Grande, visitaram na manhã desta terça-feira (16) as instalações do Palácio das Comunicações, no Parque dos Poderes, onde funcionam a Rádio, TV e o Portal da Educativa.

A visita faz parte de uma parceira entre Secretaria de Cultura e Cidadania e a SED (Secretaria de Estado de Educação) com apoio da Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa), onde visa divulgar os trabalhos produzidos em escolas estaduais da Capital e interior.

Intitulada “Cultura, Comunicação e Mídias Digitais”, a atividade extraclasse é coordenada pelo professor Elton Teixeira da Silva, em desenvolvimento ao “projeto INOVATEC”. A prefeitura de Bonito também é parceira do projeto que disponibilizou o transporte dos alunos para a viagem.

Os alunos acompanharam a transmissão do programa ‘Manhã Educativa’, apresentado pelo Diretor da FM 104,7, Anderson Barão

Orientados por um roteiro previamente estabelecido, os estudantes foram recepcionados no auditório da Fertel onde foi feita uma breve explanação sobre a história e a criação do sistema público de emissoras de rádio e televisão do Estado. Em seguida os alunos conheceram o complexo de estúdios, equipamentos e maquinário, onde puderam vivenciar o passo a passo dos processos de produção, reportagem, edição, geração e transmissão do sinal da TV e do Rádio.

Para o professor Elton Teixeira, atualmente lotado na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, essa vivência tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades ligadas à tecnologia e mídias. “O intuito é potencializar a aprendizagem do aluno atendendo a necessidade de incorporar o uso de ferramentas tecnológicas no processo de formação humana; buscar consonância com a proposta de inovação do MEC, visando flexibilizar os currículos escolares aproximando ainda mais a escola a realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho; conhecer o funcionamento de um veículo de informação no dia-a-dia; conhecer os profissionais da área de comunicação e museus; aprender como é o processo de criação de uma matéria jornalística, desde a ideia da pauta, a apuração, a produção, reportagem, captação de imagens, edição e a transmissão das matérias para os televisores”, detalhou.

A professora Marizete Bispo, do Núcleo de Tecnologias Educacional (PROJETEC) também acompanhou o grupo e será mediadora do projeto. Os professores esclarecem ainda que no final haverá uma avaliação das atividades/resultados. “Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas e a média retirada ainda no primeiro bimestre em todas disciplinas, para poder participar da viagem. E antes do retorno o aluno deverá portar um relatório de pesquisa individual escrito ao final da atividade. Posteriormente os alunos apresentarão no site criado pela turma do 1º ano “A”, vídeos e textos escritos sobre a atividade e ainda farão relatos orais aos que não puderam participar”, acrescenta Elton.

Representando a Secretaria de Estado de Educação, o assessor pedagógico do ensino médio da SED, Márcio Aparecido Pinheiro da Silva, ressalta a importância que esse novo conceito de aprendizagem pode proporcionar na formação de futuros profissionais e a intenção de ampliar o projeto para outras escolas do interior e da Capital.

No fim da visita, o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, destacaram que a parceria visa dar visibilidade aos bons projetos escolares e incentivar conteúdos produzidos nas escolas estaduais a fim de disseminar a cultura local pelo Estado por meio das emissoras públicas do governo e outras mídias e veículos de comunicação de MS.

Bosco falou aos alunos sobre a indústria da mídia e tecnologia e enfatizou os desafios da digitalização e o avanço das novas plataformas digitais de comunicação e consumo. O diretor-presidente da Fertel também detalhou como será a modernização e a transição do sinal analógico para o digital, que será em 2018.

O jornalista reforçou a importância da presença do Estado na educação e frisou que, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, o acordo beneficiará os municípios de MS. “O Estado já está presente através das suas escolas estaduais e agora pretendemos divulgar e difundir a cultura local por meio de seus professores e funcionários administrativos em todo o território sul-mato-grossense”. A SED e a Secretaria de Cultura serão responsáveis por disponibilizar para a Fertel pautas e sugestões de programas educativos e culturais a serem produzidos pelas equipes das emissoras públicas ou em parcerias.

Fotos:

Visita Técnica Inovatec (BCG e Polo) Bonito/MS

A programação inclui atividade/aula nos estúdios da TV Morena e a orientação pedagógica finalizada com passagem pelo MARCO – Museu de Arte Contemporânea e MIS – Museu da Imagem e do Som.