20 de abril de 2024 - 04:58

Parceria entre Governo do Estado e municípios garante dignidade às famílias em situação precária

Famílias que antes moravam em situação precária, em barracos de madeira cobertos com lona, hoje vivem tranquilas em casas de alvenaria. Uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios têm levado dignidade a centenas de pessoas que já não acreditavam em uma mudança de vida.

O projeto de substituição de moradias precárias atende famílias em situação de vulnerabilidade, onde o Estado entra com a compra dos materiais de construção e o município com a mão de obra.

Até agora já foram entregues 124 moradias e mais 472 estão em execução na Capital e no interior do Estado.

Em Campo Grande, 192 unidades estão sendo construídas por moradores que passaram por capacitação oferecida pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). Durante um ano, tempo do curso, cada participante recebe um salário mínimo e cesta básica da Prefeitura.

A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), por meio do Governo do Estado, subsidiou a compra dos materiais de construção no valor de R$ 4,9 milhões a fim de finalizar a construção das casas do Bom Retiro.

Luzia Vicente da Silva é uma das beneficiadas com uma casa, em Campo Grande. Antes ela morava na Favela Cidade de Deus e hoje além do sonho da casa própria, é capacitada no curso de pedreira e pintora oferecido pela Prefeitura.

“É uma emoção muito grande para mim e meu marido, pois foram seis anos morando num barraco, passando frio e com medo da chuva. Agora eu estou num paraíso, essa casa para mim é tudo. Eu já tinha perdido a esperança de ter uma vida melhor, mas hoje eu sou grata primeiramente à Deus e a todos que me ajudaram a realizar esse sonho”.

Em Nova Andradina o projeto beneficiou nove famílias que também viviam em situação precária e além das casas, os moradores foram presenteados com móveis novos para a nova moradia.

“Estou me sentindo uma pessoa importante, por que lá onde eu morava nós não tínhamos quase nada, só algumas panelas e uma cama para dormir com meus filhos. Para muitos ter uma mesa para almoçar com a famílias não é nada, mas para mim é a realização de um sonho. Serei eternamente grata”, disse a dona de casa Gislene Ferreira da Silva, beneficiada com um imóvel.

Para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a parceria entre Estado e Município está rendendo bons frutos para a população. “A casa própria é o sonho da maioria das famílias e com este projeto não oferecemos apenas uma moradia, mas sim um lar onde cada beneficiário terá a oportunidade de construir uma nova história”, afirmou.

Rosana Moura – Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab)