Para incentivar leitura, MS Digital disponibiliza obras literárias regionais vencedoras do Prêmio Leia MS

A mais recente atualização do aplicativo multiplataforma MS Digital irá promover e incentivar a leitura. O menu Cultura e Esporte recebeu o submenu “LeiaMS” que conta com livros vencedores do “Prêmio Leia MS – Lei Aldir Blanc” da Fundação de Cultura.

As obras literárias em formato de livro digital (e-books), integram diferentes categorias: Prosa, Poesia, Histórias em Quadrinhos (HQ) e Literatura Infantil e Juvenil.

O edital selecionou cerca de 40 produções culturais de artistas sul-mato-grossenses compostas antes ou durante a pandemia, que serão liberadas gradativamente no aplicativo. O direito de licença das obras é de um ano.

Até o momento, 25 obras literárias estão disponíveis no acervo. Ao selecionar um e-book, informações diversas como autor, gênero literário, classificação indicativa, e a sinopse dão uma prévia para o leitor.

É possível favoritar o arquivo, adicionar a estante virtual ou optar pela leitura naquele momento.

O titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic) ressalta que a atualização representa um avanço para a cultura local. “O MS Digital é uma excelente ferramenta para enaltecer as produções literárias regionais e incentivar a leitura, além de todos os serviços disponibilizados para população sul-mato-grossense”, destaca João César Mattogrosso.

MS Digital

O aplicativo MS Digital foi desenvolvido para simplificar o acesso aos principais serviços oferecidos pelo Governo do Estado ao cidadão.

A ferramenta está disponível nas lojas virtuais multiplataforma e foi desenvolvida para ocupar pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 30 MB de armazenamento nos aparelhos telefônicos.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 86 serviços ativos e 52 mil usuários cadastrados. Desde o lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.

Mireli Obando, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues