25 de abril de 2024 - 15:09

Para estimular leitura no ambiente prisional, Agepen recebe doação de 6,7 mil livros do Depen

Para fomentar o projeto de Remição pela Leitura, bem como, estruturar o acervo literário de unidades penais de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu a doação de 6,7 mil livros do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A ação contempla um projeto do órgão federal com o objetivo de incentivar a leitura entre os detentos como parte integrante do processo educacional, além de ser considerada uma importante ferramenta de reinserção social dos apenados.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que a iniciativa traz benefícios no sentido de incutir novos valores e mudança de comportamento nos internos, além de garantir maior disciplina dentro do ambiente carcerário.

“Recebemos a doação de obras de autores clássicos e renomados, que muito contribuirão com os projetos desenvolvidos junto aos reeducandos”, complementa o dirigente.

Dentre os títulos recebidos estão “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “A Cor Púrpura”, de Alice Walker; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; “Prisioneiras”, de Dráuzio Varella; entre outras literaturas.

Ao todo, a Agepen recebeu 6,7 mil obras literárias, escritas por autores clássicos e renomados

As obras irão compor os espaços de leitura que estão sendo implementados gradativamente em 35 unidades prisionais do Estado. Responsável pela coordenação dos trabalhos, a Diretoria de Assistência Penitenciária realizará a organização e distribuição dos livros, por meio de sua Divisão de Assistência Educacional.

Conforme a chefe da Divisão, Rita de Cássia Argolo Fonseca, as obras literárias proporcionam apoio a projetos de educação, de recreação e de ressocialização, prevendo a potencialização do aprendizado e preparando a pessoa privada de liberdade para o exercício da cidadania no seu processo de reintegração social.

“Para diversificar o acervo das unidades penais e garantir maior disseminação do conhecimento aos reeducandos, estamos planejando a implantação do sistema de revezamento das obras entre as unidades penais, possibilitando a troca dos livros por um período de tempo”, explica Rita.

Os livros serão disponibilizados nos grupos implantados, nos Projetos de Remição pela Leitura e empréstimos de leitura livre. O empréstimo ocorrerá mediante a assinatura de um Termo de Compromisso de preservação do exemplar.

Outra iniciativa que será implementada é o Plano Nacional de Fomento à Leitura nos Espaços de Privação de Liberdade, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e terá censo inédito sobre a realidade de projetos de leitura em todo o país. “Esse estudo irá viabilizar um Plano Estadual de Fomento à Leitura para implantarmos nas unidades penais de Mato Grosso do Sul, contribuindo ainda mais com a transformação de trajetórias dos reeducandos através do saber”, informa Rita de Cássia.

A estratégia integra as ações do programa Fazendo Justiça, uma parceria entre CNJ, PNUD e apoio do Depen para superação dos desafios estruturais na privação de liberdade. O programa também trabalha ações em parceria com o Observatório da Leitura e do Livro e destaca a importância da leitura como instrumento de educação não formal e de cidadania.

Além disso, a Agepen também foi contemplada com a doação de dez filmes em DVD. A iniciativa integra as mais de 267 mil obras de literatura que o Depen adquiriu para o sistema penitenciário brasileiro e já estão sendo distribuídos a todos os Estados da Federação.

Tatyane Santinoni, Agepen