plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 10:02

Para comemorar 75 anos da matriarca, filhos fazem receita criada pela avó há meio século

Todo mundo tem uma receitinha de família que faz o maior sucesso, e que com o tempo, o simples fato de preparar o prato já é motivo de festa. Agora imagina se ele for feito para celebrar os 75 anos da matriarca? Aí vira mutirão! Vem irmão, cunhado, filho, neto, a família toda para ajudar a fazer o Pastel de Mandioca da “Vó Alzira”, que tão famoso, atrai até quem não é ‘de casa’.

Também, numa cidadezinha do interior, onde todo mundo se conhece, é difícil guardar uma iguaria por muito tempo, ainda mais se ela tiver um cheirinho que dá para sentir de longe e um gosto ainda melhor. A Dona Gedy Flores, que neste dia 27 comemorou mais um Carnaval, agora é a responsável por manter viva a tradição.

Claro que hoje, com a internet, a gente acha dezenas de receitas parecidas em apenas um clique, mas se voltarmos uns 50 anos, lá em 1960 e poucos, não tem como discordar com a Dona Gedy, quando ela diz que o pastel de mandioca é invenção da Vó Alzira. Afinal, ela viu a ideia evoluir, do palitinho de mandioca frita até o pastelzinho, que hoje é amado entre os filhos e netos.

Irmãos cresceram comendo os pasteizinhos
Irmãos cresceram comendo os pasteizinhos

“A gente cresceu no sítio e o papai plantava mandioca. Somos entre nove irmãos e para dar conta da fome da molecada, a mamãe tinha que improvisar. No começo ela fritava aquela panelada de mandioca, daí com o tempo ela começou a amassar a raiz, já cozida né, e depois fazer canudinhos e fritar, mas sem nenhum recheio. Nossa os meninos adoravam, comiam ainda mais. Então um dia ela simplesmente decidiu abrir aquela massa e rechear com carne moída”, conta a idosa ao lembrar que depois disso, nunca mais houve reuniões em família sem o pastel de mandioca.

Os irmãos até gostam da receita e sabem fazer, mas quem mantém a tradição viva e ensina os filhos, netos e bisnetos a adorarem o prato é a Dona Gedy. Por isso não teria como comemorar o aniversário dela sem os pasteizinhos. Mas dessa vez, ela foi proibida de fazer muita coisa. Apenas observou e fiscalizou enquanto os familiares dividiam as tarefas em torno da mesa, que ao final, ficou tão cheia que era impossível acreditar que acabariam em um só dia.

Só que em casa de avó não sobra comida né! Não quando se tem três filhos, meia dúzia de netos, alguns bisnetos e uma dezena de parentes do coração, que no último sábado, lotaram a casa da Dona Gedy e deixaram de lado, até mesmo a feijoada e a macarronada de frango, que enchiam a mesa, só para comer os pasteizinhos.

Filhos fazem questão de manter a tradição
Filhos fazem questão de manter a tradição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *