28 de março de 2024 - 21:32

Para atender eleitores ‘atrasados’, cartório de Bonito abrirá aos sábados

Foto: Kemila Pellin

O Cartório Eleitoral de Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, fará jornada estendida, com expediente aos sábados, para atender os eleitores que ainda não fizeram a revisão do Título de Eleitor, com cadastramento biométrico, que no município teve início em 2015. O fechamento do cadastro eleitoral está previsto para o dia 9 de maio e quem não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, não poderá votar nas eleições deste ano.

Conforme a chefe do Cartório de Bonito, Simone Sauer da Motta, o município tem atualmente, 16.360 eleitores aptos para votar em outubro. “A revisão do cadastro eleitoral foi realizada em 2015 e 2.890 eleitores ficaram sem votar para prefeito e vereador em 2016, por não ter feito o cadastramento biométrico, que desde então, é obrigatório. Após a eleição e durante todo o ano de 2017, muitas pessoas procuraram o cartório para regularizar a situação, mas ainda há muitos que precisam fazer a biometria para votar neste ano”, explicou.

Os atendimentos serão, prioritariamente, por meio de agendamento no site do TRE-MS e senhas por ordem de chegada só serão dadas aos eleitores preferenciais ou que residem na Zona Rural do município. “A procura ainda está bem tranquila, mas acreditamos que deve ter um aumento na próxima semana, devido ao fechamento do cadastro eleitoral”, destacou Simone.

Conforme o órgão, o atendimento será feito da seguinte forma. Neste sábado (28) o cartório estará aberto das 9 às 17 horas. Na segunda-feira (30), véspera de feriado, o expediente será normal, das 12 às 18 horas. No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, não haverá expediente. Na quarta, quinta e sexta-feira (2, 3 e 4 de maio) o cartório segue o horário normal, das 12 às 18 horas. No sábado (5) o cartório também ficará aberto das 9 às 17 horas. E entre os dias 7, 8 e 9 de maio, três últimos dias antes do fechamento do sistema, o expediente será intensificado, com atendimento das 8 até as 18 horas.

Este é o último prazo para cadastro de novos títulos, atualização de nome social e identidade de gênero, transferência de domicílio e quitação de pendências com a Justiça Eleitoral. Só assim é possível votar nas eleições deste ano. Dúvidas pelo telefone 3255-1400.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, fez a revisão ou biometria conforme prazo estipulado, terá o dia Título de Eleitor cancelado. Sem o título, o cidadão fica impedido de fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF), tirar o passaporte e se inscrever em concurso público. É válido lembrar também, que o título é opcional a partir dos 16 anos e obrigatório após os 18 anos.