18 de abril de 2024 - 17:26

Papo Reto: Márcio de Camillo convida o público para o espetáculo Crianceiras: Manoel de Barros

Artista sul-mato-grossense fala ao Bom Dia Campo Grande sobre projeto que já atraiu mais de 500 mil pessoas em todo o país
Celito, Maristela e Márcio de Camillo, no Papo Reto do Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (18). (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

O músico Márcio de Camillo participou nesta sexta-feira (18) do Papo Reto, do Bom Dia Campo Grande, onde falou com os apresentadores Maristela Cantadori e Celito Espíndola sobre o espetáculo Crianceiras: Manoel de Barros. Com mais de meio milhão de expectadores pelo Brasil, a atração será apresentada no domingo (20) na Capital.

“Hoje o Crianceiras tem vários braços, de entretenimento e, talvez o mais forte, o pedagógico”, afirmou Márcio à Educativa 104.7 FM. O espetáculo baseado na obra de Manoel de Barros acabou ganhando uma derivação –o Crianceiras Mário Quintana, que em recentes apresentações no Sul do Brasil ajudou o público a “redescobrir” este escritor e poeta.

A diferença nos trabalhos, conforme seu idealizador, deve-se ao fato de que a “parceria” com Quintana não contou com a presença do poeta. “Já 80% do CD Crianceiras: Manoel de Barros teve as canções nominadas por ele”, explicou Márcio de Camillo, que foi amigo do poeta.

Márcio também avalia que o Crianceiras: Manoel de Barros ajudou a levar a cultura do Estado para o país, apresentando-a inclusive aos sul-mato-grossenses. O trabalho contou com a colaboração “de músicos fantásticos que nos acompanham”, além de reunir, teatro e cinema de animação, que convergiram para um aplicativo gratuito para smartphones com desenhos animados e outros conteúdos da peça. O acesso é gratuito.

“O Crianceiras é uma ponte para a literatura, com a música sendo um facilitador”, afirmou. Márcio de Camillo ainda revelou uma “bronca” do poeta maior sul-mato-grossense ao pedir autorização para usar sua obra. “Ele perguntou se eu conhecia a obra inteira dele. Disse que não, então, ele me mandou primeiro conhecer para depois mexer. Estudei cinco anos o dialeto ‘manuelês’”, revelou. A obra do poeta o Crianceiras, prosseguiu, hoje balizam estudos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em todo o mundo.

Idealizador do espetáculo falou sobre experiências com Manoel de Barros para o surgimento do Crianceiras. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

Os bonecos, batizados por Manoel como “iluminuras”, foram criados por Marta Barros. “O Manoel dizia que ela encontrou nas imagens as palavras que ele não achou”, disse o idealizador do espetáculo.

A apresentação, às 17h de domingo –com entradas à venda no site http://www.ingressonacinal.com.br, em unidades da barbearia A Banca e na portaria– ainda tem uma curiosidade: acontecerá no espaço projetado pelo pai de Márcio, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na sala que leva o nome de Manoel de Barros.

Sintonize – Com produção de Daniela Benante, Eliane Costa e Alisson Ishy, reportagens de Daniela Nahas, Zilda Vieira, Katiuscia Fernandes, Bernardo Quartin e Gildo Pereira, apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, coordenação e edição de Rose Rodrigues e apoio técnico de Roberto Torminn e do DJ juju, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.