Em operação nos últimos quatro anos, o programa Papel Zero tirou de circulação somente este ano 685 mil documentos físicos dos escaninhos e arquivos da Secretaria de Estado de Educação. Pioneira em órgãos estaduais no país, a iniciativa agiliza os processos administrativos e beneficia diretamente o meio ambiente.
Conhecido como Processo Administrativo Eletrônico (e-PA), está em prática nas 348 escolas dos 79 municípios sul-mato-grossenses. Atua na gestão de documentos e na tramitação, tanto do Órgão Central para as escolas como no caminho inverso. O sistema foi pensado com o propósito de ser intuitivo, com boa navegabilidade e flexibilidade para ser adaptado para diferentes contextos.
E tudo pode passar pela ferramenta: celebração de Convênios, Acordos, Ajustes, Termos de Adesão e Compromisso, Instrumentos Congêneres, Termo de Colaboração, Termo de Fomento, Acordo de Cooperação, Repasses Financeiros, Suprimento de Fundos e outros repasses de interesse público. O sistema também é fundamental na execução de programas, projetos, nos processos de Prestação de Contas e relativos a Atos de Pessoal, de Direitos Funcionais e da Folha de Pagamento.
Saiba mais sobre este programa que desburocratiza e agiliza a prestação de serviços públicos na reportagem de Taynara Menezes para o Jornal da Educativa: