plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 09:08

Pantanal Pescados: do interior de MS para o mercado internacional

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para formar em Administração de Empresas em 2006 fez com que Cleber Busa iniciasse sua jornada de conhecimento na criação e engorda de tilápias. Em fevereiro de 2015, o seu desejo de empreender na área de piscicultura se tornou realidade com a criação da sua empresa, o Pantanal Pescados, um frigorífico de tilápias localizado no sítio da sua família em Itaporã, cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

No começo, o seu negócio atendia, apenas, à região sul do Estado e contava com seis colaboradores. Agora, o número de colaboradores aumentou para 35 e a indústria é a maior da cidade de Itaporã, produzindo seis toneladas de peixe por dia e atendendo aos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Cleber conta que isso tudo foi possível com a ajuda do Sebrae MS, que, desde o começo, acompanhou o desenvolvimento da Pantanal Pescados.
O empreendedor passou pelo Nascer Bem para reciclar os conhecimentos adquiridos na faculdade, além de conhecer melhor o mercado. Finalizou o Plano de Negócios para conseguir alvarás, licenças e selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para atender às demandas do país e no exterior.
Além disso, contou com diversas consultorias de especialistas do Sebrae MS e participou do Projeto Agroindústria, desenvolvido pelo Sebrae, para ajudar os empreendedores a colocarem o seu produto no mercado, recebendo auxílio desde o processo produtivo, embalagem, rotulagem, tabela nutricional e, inclusive, ter um canal com o comércio externo.

Cleber conta que, com a participação no projeto, recebeu convite do Sebrae MT para participar de um evento internacional, com destinos para Chile, Canadá e Peru. O empreendedor optou em visitar o mercado de pescados do Chile em dezembro de 2018, já que o Sebrae MS conseguiu contato direto com os importadores do Canadá e a visita para benchmarking tem data marcada para este ano.
“Ter contato com a realidade de outro país, onde a forma de controle de qualidade e higiene são automatizados, conhecer os equipamentos que são melhores do que no seu país, é de suma importância para obter mais conhecimento, trocar informações e criar um relacionamento para exportação de produtos”, conta Cleber.

Em dois anos participando do Projeto Agroindústria, Cleber obteve ajuda do Sebrae para sua empresa crescer ainda mais. E a ideia do empreendedor para o ano de 2019 é ampliar sua empresa em 600m², fazer farinheira de peixe e iniciar o processo de exportação dos seus produtos.
“Só tenho a agradecer ao Vitor Faria, do Sebrae MS, e as consultoras Meiryelle de Boleto e Andréa Afif, por me acompanharem no Projeto, que foi muito importante para alavancar o meu negócio e fazer com que tudo isso fosse possível. Participar da missão do Sebrae MT foi surpreendente e que com certeza vai me ajudar a atingir meus novos objetivos”, finaliza.

O Projeto Agroindústria voltará em breve com novas oportunidades. Enquanto isso, se você também participou e tem uma história semelhante à de Cleber para contar, compartilhe suas experiências conosco.
Se você também quer ter histórias de sucesso para contar, desenvolva ainda mais a sua empresa com as consultorias e serviços do Sebrae MS.

Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *