plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 19:13

Panorama MS debate o Alzheimer em programa desta quarta-feira

Programa que vai ao ar na TVE Cultura MS recebe especialistas para falar deste tipo de doença degenerativa que se manifesta mais comumente em idosos
Programa da TVE Cultura MS discute o Alzheimer, tipo de demência que se manifesta mais comumente em idosos. (Imagem: Reprodução)
Programa da TVE Cultura MS discute o Alzheimer, tipo de demência que se manifesta mais comumente em idosos. (Imagem: Reprodução)

O Panorama MS desta quarta-feira (2) fala sobre um problema que, conforme estimativas das autoridades de saúde, atinge milhares de brasileiros todos os anos: o Alzheimer. O programa da TVE Cultura MS recebe a dra. Aline Braga, neurologista e professora da Uniderp, e a psicóloga Silvana Proguetti, presidente da regional de Mato Grosso do Sul da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer).

Doença incurável, o Alzheimer se agrava ao longo do tempo, porém, o tratamento permite retardar seu avanço. Praticamente todas as vítimas do problema são idosos, que sofrem com a demência ou perda e funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, resultado da morte de células cerebrais, sintomas controláveis.

As reais causas do Alzheimer ainda são desconhecidas, embora, conforme a Abraz, há lesões características da doença identificáveis pelos especialistas. As alterações já estariam instaladas antes mesmo do aparecimento de sintomas de demência. Como não há cura, a recomendação é de que as pessoas estejam atentas para o surgimento de sintomas, especialmente se houver casos na família –que também tem papel fundamental no tratamento, exercitando ao extremo a paciência e os estímulos aos pacientes.

Estima-se que, em todo o mundo, mais de 35 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo cerca de 1,2 milhão no Brasil –muitos deles sem diagnóstico.

Você pode participar do programa ao vivo enviando perguntas e comentários sobre o tema por meio do WhatsApp (67) 99106-0300.

Apresentado por Gisllane Leite e Carlos Filho, o Panorama MS tem produção de Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da TVE Cultura MS), e edição e direção de Nadjanara Morbeck. O programa debate, diariamente, temas de relevância para a população do Estado e do Brasil. O programa vai ao ar ao vivo, a partir das 10h, na TVE Cultura MS e também no Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *