plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 00:17

Panorama MS analisa as diferenças entre os modelos tradicional e montessoriano de ensino

Panorama MS analisa diferenças entre os modelos tradicional e montessoriano de ensino. (Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil)
Panorama MS analisa diferenças entre os modelos tradicional e montessoriano de ensino. (Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil)

O Panorama MS desta terça-feira (20) fala sobre Educação, mais precisamente sobre a diferença entre os modelos tradicional e montessoriano. Os apresentadores Luana Rodrigues e Carlos Filho (o Professor Carlão) recebem na TVE Cultura a especialista em Educação Angela Costa e a pedagoga Priscila Porto para debatem os dois sistemas de ensino, que estão entre os mais utilizados no Brasil.

Mais utilizado no país, o método tradicional enfatiza o conteúdo, tendo o professor como o transmissor dos ensinamentos. Em tese, ele prega uma maior rigidez quanto às normas e conduta disciplinar, com as aulas montadas segundo disciplinas e conhecimentos exigidos nos cursos posteriores –caso do vestibular e outros processos de avaliação. A expectativa é que, a partir dessa grade, o aluno obtenha uma base sólida de informações.

Em linhas gerais, o sistema montessoriano, que leva esse nome em homenagem à sua criadora, Maria Tecla Artemisia Montessori, defende a “libertação da natureza do indivíduo” de forma a ser observado e compreendido. Aqui, a educação é desenvolvida a partir da evolução da criança –levando em consideração, por exemplo, cada etapa da vida e suas características específicas.

Mais detalhes sobre os dois sistemas serão discutidos a partir das 12h no Panorama MS, que ainda traz os destaques do cinema nas salas de exibição do Estado, no quadro “O Assunto É Cinema”, comandado por Clayton Sales.

O Panorama MS reúne especialistas para discutirem temas de relevância local e nacional, reservando ainda espaço para a arte e cultura do Estado. A atração é produzida por Heloísa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da emissora), Kárita Francisco e Yara Martins, contando ainda com reportagens de Daniela Benante, Elza Recalde e Helton Davis e edição de Zilda Vieira e do Professor Carlão.

O programa vai ao ar às terças e quintas-feiras, a partir das 12h, na TVE Cultura e também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV e pelo Link Ao Vivo do site e na fan page da rede social Facebook).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *