A Organização Pan-Americana de Saúde divulgou um alerta sobre o risco da disseminação da variante delta do coronavírus pelo continente americano nos próximos meses. A delta já é transmitida de forma comunitária em 135 países, sendo 22 nas Américas, incluindo o Brasil.
O professor e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior, diz que o momento ainda exige cautela, principalmente porque a variante delta é transmitida mais rápido que as outras. A Opas alertou para a necessidade de acelerar a conclusão da vacinação, incluindo a segunda dose para quem tomar as vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. O pesquisador alerta para o risco de que o vírus crie mutações resistentes às vacinas ao infectar pessoas que tomaram apenas a primeira dose do imunizante.
Confira as informações com a repórter Maristela Cantadori
- A Opas sugeriu, ainda, que os países se preparem para uma nova onda de casos de covid-19 e que retomem os planos de mobilização dos profissionais de saúde e de equipamentos para a possível disparada dos casos de internação com necessidade de UTI.