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19 de abril de 2024 - 03:52

Palco Giratório chega em maio em MS e terá espetáculos por 1 kg de alimento

O Sesc Nacional lança neste mês de março o circuito do Palco Giratório para 2016 e desta vez, o Sesc MS irá trocar os ingressos por 1kg de alimento não-perecível, com arrecadação revertida ao programa de segurança alimentar Sesc Mesa Brasil. A primeira apresentação em Mato Grosso do Sul será dia 07 de maio, do Espetáculo “A Carroça é Nossa”, com o Grupo Xama Teatro – São Luís/MA. A programação (confira abaixo) segue até outubro.

“São espetáculos de alto nível técnico, escolhidos de forma muito cuidadosa pela curadoria do Sesc. Nosso intuito é proporcionar acesso à cultura e ao mesmo tempo cumprir com nosso papel social, por meio do Mesa Brasil”, explica a diretora regional, Regina Ferro.

Com homenagem à Maria Alice Vergueiro, o projeto do Sesc prevê mais de 700 apresentações artísticas em 145 cidades brasileiras até o fim do ano.  O lançamento nacional será nesta quarta-feira (16) no Teatro Sesc Senac Pelourinho, com apresentação do espetáculo Why The Horse?, de Maria Alice Vergueiro.

Já consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório apresenta espetáculos simultâneos, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

Homenagem – Além de atriz, Maria Alice Vergueiro é pedagoga e professora. Ela integrou o Teatro Oficina, participou de suas montagens mais radicais (O Rei da Vela), fundou o irreverente grupo Ornitorrinco (com Cacá Rosset), interpretou as principais peças de Brecht (Mãe Coragem) e fez um extraordinário Beckett (Katastrophé, 1986), elogiado por críticos do porte de Alfredo Mesquita (1907-1986), que classificou sua atuação na peça de “espantosa”. “Sua história se confunde com a própria história do moderno teatro brasileiro. Ela é, sem dúvida, um dos grandes nomes das artes cênicas nacional e nada mais justo que prestarmos a nossa homenagem e reconhecimento”, reforça Márcia Rodrigues.

Após, seis meses no hospital, instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, Maria Alice Vergueiro convocou seus parceiros de grupo Pândega de Teatro para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Surgiu, então, o “Why The Horse?” nos palcos.  “Mas o que eu acho interessante é que, mesmo quando eu estou lá no velório, eu não fico propriamente querendo imitar a morta. Eu gosto de me tornar acessível às pessoas que vão me ver, que vão perto, que às vezes cantam músicas no meu ouvido”, revela Vergueiro.

Em 2006, Maria Alice ganhou destaque após o vídeo Tapa Na Pantera ter mais de 6 milhões de visualizações no YouTube (Tapa na Pantera). No curta, ela retrata a história de uma senhora que fuma maconha há 30 anos e nunca ficou viciada.

Sobre o Palco Giratório – Ao longo de seus 19 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4.5 milhões de pessoas.

Ao todo, já foram 7.696 apresentações com 253 grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais do que entretenimento, essa iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Mais Informações: www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Confira a programação em MS

Espetáculo A Carroça é Nossa

Grupo Xama Teatro – São Luís/MA

Dia: 07/05/2016

Horário: 19h

Gênero: Teatro de rua

Duração: 1h10

Classificação indicativa: Livre

Local: Sesc Morada dos Baís

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

Sinopse

Tudo começa com um sonho de Pedoca (Lauande Aires), em que vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma que envolve não só a carroça como os seus destinos.

Oficina – Contar Histórias. A Arte da Memória

06/05/2016 das 8h às 12h e das 14h às 18h

Carga Horária: 8h

Local: Teatro de Bolso – Sesc Horto

Ministrante: Gisele Soares de Vasconcelos

Classificação indicativa: 14 anos

15 vagas

Investimento

Comerciário e dependentes: R$ 17,00

Usuário parceiro e dependentes: R$ 21,00

Usuário: R$ 24,00

A oficina busca a troca de experiências sobre o processo de criação do espetáculo A Carroça é Nossa, que desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, da musicalidade e do imaginário popular, foi construído poeticamente nas formas de verso e de prosa, mesclando sempre a conversação com a plateia e revezando o diálogo entre personagens e audiência.

Na oficina serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.

Espetáculo WHY THE HORSE? – Por que o cavalo?

Grupo Pândega de Teatro – São Paulo/SP

Dias: 10 e 11/08/2016

Horário: 20h (não permitiremos a entrada após o início do espetáculo)

Gênero: Teatro adulto

Duração: 1h

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Teatro Prosa – Sesc Horto

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

Ingressos: Retirada no Sesc Morada dos Baís a partir de 03/08/2016

Não distribuiremos ingressos no Teatro Prosa Sesc Horto antes do espetáculo.

 

Oficina – Oficina com o Grupo Pândega

09/08/2016 das 14h às 16h30

Carga Horária: 2h30

Local: Teatro de Bolso – Sesc Horto

Ministrante: Grupo Pândega

Classificação indicativa: 16 anos

20 vagas

Investimento

Comerciário e dependentes: R$ 17,00

Usuário parceiro e dependentes: R$ 21,00

Usuário: R$ 24,00

A atividade tem o objetivo de experimentar e desenvolver alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica e cênica utilizados na construção de “Why the horse?”. Neste contexto, os participantes vão estudar a dramaturgia não textual, o estado de improvisação e o realismo grotesco, entre outros tópicos. A coordenação é de Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado, Carolina Splendore, Robson Catalunha e Alexandre Magno, que se revezam durante a circulação. Na oficina serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.

 

Espetáculo A Casatória C’A Defunta

Cia. Pão Doce de Teatro – Mossoró/RN

Dias: 16/08/2016

Horário: 19h

Gênero: Teatro de rua

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Local: Sesc Morada dos Baís

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

Sinopse

A Casatória C’a Defunta, conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Espetáculo tem direção, cenário e figurino de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira.

 

Oficina – Musicalização para atores e não-atores

15/08/2016 das 14h às 18h

Carga horária: 4h

Local: Teatro de Bolso – Sesc Horto

Ministrante: Romero Oliveira e Mônica Danuta

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

20 vagas

Investimento

Comerciário e dependentes: R$ 17,00

Usuário parceiro e dependentes: R$ 21,00

Usuário: R$ 24,00

 

Esta oficina tem como objetivo iniciar o participante no universo da música, como complemento para o fazer teatral, propondo o desenvolvimento da prática musical a partir de exercícios contribuintes para a cena a partir da ludicidade.

 

Espetáculo A Gigantea

Cia. Les Trois Clés – Brasil – Rio de Janeiro/RJ

Dias: 29/09/2016

Horário: 20h (Não permitiremos a entrada após o início do espetáculo)

Gênero: Formas Animadas – Adulto

Duração: 1h

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Teatro Prosa – Sesc Horto

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

Ingressos: Retirada no Sesc Morada dos Baís a partir de 22/09/2016

Não distribuiremos ingressos no Teatro Prosa Sesc Horto antes do espetáculo.

Sinopse

A GIGANTEA – Com o apoio da ANISTIA INTERNACIONAL (FRANÇA)

Em uma região desértica de um país imaginário, o menino Makou vive com sua mãe. Todos os dias ele sai à procura de água. Certa manhã Makou é sequestrado por um tirano, líder de um exército de seres híbridos (homens/bestas), que o recrutam à força e o transformam em um menino soldado. Começa, então, sua luta por sobrevivência e seu nomadismo. A inocência o abandona, mas, em sonho, ele procura reconquistar a infância e reencontrar A Gigantea, a raiz que fornece água, o ouro azul.

 

Espetáculo Cachorros Não Sabem Blefar

Cia. 5 Cabeças – Belo Horizonte/MG

Dias: 14/10/2016

Horário: 20h (Não permitiremos a entrada após o início do espetáculo)

Gênero: Teatro Adulto

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Teatro Prosa – Sesc Horto

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

Ingressos: Retirada no Sesc Morada dos Baís a partir de 11/10/2016

Não distribuiremos ingressos no Teatro Prosa Sesc Horto antes do espetáculo.

Sinopse

Caio sempre olha para seu relógio que insiste em marcar o mesmo horário: 9 e 15. O problema não são as pilhas. Provavelmente está quebrado. Ou então cansou-se. O que seria lastimável para um relógio. Adamastor odeia o nome Caio. Cristina não quer morrer virgem e odeia Caio, seu namorado. Caio, que não é o namorado de Cristina, apresenta-se para as pessoas com o nome de Adamastor, pois sabe que assim são capazes de suportá-lo. Adamastor acredita que tartarugas são perigosíssimas. Certa vez perdeu toda sua fortuna para um jabuti. Verônica nunca sabe se está ou se não está nua. Já perdeu vários empregos por causa disso. Alguns porque estava nua. Outros porque estava vestida. Berenice procura seu cachorro. Ele está sozinho em casa e não sabe abrir pacotes de ração e nem a geladeira. E um detalhe importante: ele não late. De jeito nenhum. Talvez não exista. Não existem cães que não saibam latir. E tartarugas que não saibam blefar. Por isso são excelentes parceiras de pôquer. Já os cachorros não. Cachorros não sabem blefar.

 

Oficina – Corpo – memória: Um respiro na manhã

13/10/2016 das 8h às 12h

Carga Horária: 4h

Local: Teatro de Bolso – Sesc Horto

Ministrante: Carol Oliveira

Público Alvo: A melhor idade – ou adultos que tenham interesse em participar da oficina acima de 55 anos de idade. Obs.: podem participar também pessoas com cadeiras de rodas e/ou outros dispositivos de mobilidade, assim como de audição.

16 vagas (mínimo 5 e máximo 16 participantes)

Investimento

Comerciário e dependentes: R$ 17,00

Usuário parceiro e dependentes: R$ 21,00

Usuário: R$ 24,00

A oficina propõe um tempo de pausa no cotidiano do sujeito afim de que o mesmo pare para perceber seu próprio corpo e suas necessidades. Pretende-se também o experimento rápido do fazer teatral, através da utilização de jogos teatrais e pequenas encenações com textos criados pelos participantes. Através de músicas de diferentes tempos pretende-se atingir a memória do sujeito; recordar sensações, transformando-as em gestos e dança. Permitir que o participante seja ativo na construção da oficina, caso queira, podendo trazer e trocar com o grupo informações sobre chás e seus benefícios, músicas e acessórios para construção de micro cenas.

(Assessoria de Imprensa SESC)

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