24 de abril de 2024 - 03:23

Outubro Rosa e o projeto Escola Sem Fronteira foram temas do programa Manhã Educativa

O conteúdo do projeto Escola Sem Fronteira e uma campanha de doação de lenços do Outubro Rosa (movimento que estimula a participação da população na prevenção e tratamento do câncer de mama) foram assuntos abordados pela deputada estadual Mara Caseiro, entrevistada por Anderson Barão no programa Manhã Educativa, da Educativa FM 104,7. O projeto, de autoria dos deputados estaduais   Mara Caseiro (PSDB), Coronel Davi (PSC), Lídio Lopes (PEN), Mauricio Picarelli (PSDB) e Paulo Siufi (PMDB),  trata da adoção de medidas, pelas escolas do ensino médio e fundamental, para evitar a doutrinação dos alunos sobre questões político-ideológicas, morais, religiosas e de gênero.

“Com este projeto de lei buscamos impedir a doutrinação dos alunos pelos professores. Queremos que o estudante tenha sua própria opinião, que sejam respeitadas suas convicções e de seus familiares, que não receba nenhum tipo de imposição ideológica. Essa iniciativa é um alerta para que se respeite o direito do jovem formar sua própria opinião, evitando abusos e o descumprimento da constituição federal, quando se refere à neutralidade e impessoalidade na transmissão de informação e conhecimento”, afirmou a deputada.

Para debater o projeto 191/2017 ( conhecido como Escola Sem Partido) será realizada uma audiência pública nesta quinta-feira (19), a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. “Nesse encontro vamos ressaltar a importância da aprovação do projeto (que tramita na Casa de Leis Estadual) para evitarmos a imposição ideológica em sala de aula. Convidamos não apenas as pessoas e entidades favoráveis à medida, mas também as pessoas contrárias para exporem seus argumentos e opiniões”, afirmou Mara Caseiro.

A parlamentar também aproveitou a oportunidade de falar aos ouvintes do Manhã Educativa, para esclarecer sobre a Campanha “Doe Lenços-Outubro Rosa”, destinada às pacientes com câncer. Quem quiser participar da iniciativa, uma ação conjunta da Assembléia Legislativa de MS e da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), tem até o dia 27 de outubro para levar os lenços nos pontos de coleta, em Campo Grande. O material arrecadado será doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“Em 2006 fiz tratamento contra o câncer. Vocês não sabem como a utilização do lenço nos dá conforto e auto-estima,  nos faz sentir mais bonitas e felizes”, confidenciou Mara. A deputada informou que vários órgãos estaduais, localizados no Parque dos Poderes, são pontos de coleta da campanha, tais como a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

“A conscientização e prevenção são fundamentais, qualquer sintoma ou sinal de câncer de mama procure um atendimento médico, quanto mais cedo o diagnóstico maiores são as chances de cura”, assinala a parlamentar.

Manhã Educativa – programa de informação e entretenimento, produzido e apresentado por Anderson Barão. Horário ; das 7h às 10h, de segunda à sexta-feira, na Educativa FM 104,7.