plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 09:30

Os irmãos Marcos e Paulo Valle são os Donos da Música

Os jovens Marcos e Paulo Valle. (foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (28/06), a partir das 22h, o programa Os Donos da Música traz as composições dos irmãos Marcos e Paulo Valle na Educativa 104.7 FM com Marta Maria.

Marcos Kostenbader Valle nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 1943. O compositor, cantor, instrumentista e arranjador é irmão do também carioca, compositor e letrista, Paulo Sérgio Kostenbader Valle, nascido em 6 de agosto de 1940. Marcos começou estudando piano clássico aos 6 anos de idade e se formou em teoria musical em 1956. O primeiro sucesso com o irmão Paulo foi “Sonho de Maria”, gravada pelo Tamba Trio em 1963.

Marcos começou tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dorival Caymmi. Em 1964, sua canção “Samba de Verão” atingiu o segundo lugar nas paradas de sucesso estadunidenses, tendo cerca de 80 versões gravadas no país. Paulo iniciou a carreira compondo bossa nova quando compôs com Marcos “Samba de Verão”, que se tornaria, com “Garota de Ipanema” e “Aquarela do Brasil”, uma das três canções brasileiras mais famosas no exterior.

Os irmão continuaram compondo temas de sucesso nos anos seguintes tendo trabalhado trilhas de novelas como “Os Ossos do Barão” e jingles da TV Globo junto com Nelson Motta. A primeira música de natal da Globo é letra de Paulo com melodia de Marcos e arranjo do maestro Hugo Bellard, a canção segue sendo utilizada até hoje nas vinhetas de fim de ano da emissora. Paulo também é letrista do hino do Goiás Esporte Clube e de outros tantos jingles de sucesso na TV.

Com 25 discos na carreira e pelo menos 11 trilhas para novelas da Globo em parceria com o irmão Paulo, Marcos continua produzindo aos 75 anos. Seu último disco, “Edu Dori e Marcos” com Dori Caymmi e Edu Lobo (Biscoito Fino) saiu em 2018.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

One Comment on “Os irmãos Marcos e Paulo Valle são os Donos da Música”

  1. É uma enorme pena que os jovens de hoje desconheçam autores dessa qualidade e capacidade criativa, entoando as músicas da moda que são impulsionadas pelos meios comerciais e com fins somente lucrativos. Nós temos a felicidade ter conhecido a sua poesia e ouvido suas melodias, nosso compromisso é não deixar que a verdadeira arte caia na gaveta do esquecimento, sem a cultura não somos nada. Viva a cultura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *