plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 20:20

Os atrativos de um Estado privilegiado pela natureza

Cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena Foto: Viagens pelo Brasil

Mato Grosso do Sul, que nasceu da divisão de Mato Grosso em dia  11 de  outubro de 1977, é uma região abençoada pela natureza: na sua estória, os mares de Xaraés como a origem do Pantanal; a  chegada dos primeiros  colonizadores em busca do ouro; sua cultura construída a partir da influência  da ocupação humana datada  de 10.000 A.C,  pelos indígenas  e da  proximidade com a fronteira.

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, juntamente com Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, faz divisa com outros cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás,  Mato Grosso e fronteira ao Sul com o Paraguai e a Oeste com a  Bolívia, sendo banhado pelas bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai e seus afluentes. Sua vegetação  dominante tem características de cerrado.

O Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação e a maior planície inundável do mundo, tem aproximadamente 140 mil km², com 65% do seu território no Estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciado por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e de Mata Atlântica que se estende até a Região da Serra da Bodoquena.  O Pantanal  foi reconhecido pela UNESCO, no ano 2000, como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.

De origem e tradição agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: a variedade de peixes que se reflete numa culinária rica e exótica, o churrasco com mandioca que também é muito apreciado, assim como o  tereré (espécie de mate gelado), os doces caseiros feitos de frutas típicas da região. Da influência fronteiriça, destacam-se a chipa, a saltenha, a sopa paraguaia e o locro.  Dentre as manifestações culturais, no artesanato a expressão indígena é predominante com belíssimas peças rústicas e originais.

Todo esse mosaico natural e cultural  que o Estado de Mato Grosso do Sul  abriga nos setenta e nove municípios, está à disposição para ser conhecido e desfrutado.

Por: www.lugares.eco.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *