Virgulino Ferreira da Silva é mais lembrado pelo apelido, admirado por uns e temido por outros. Nesta sexta-feira (27), completam-se 80 anos da morte do homem conhecido como “Lampião”, o rei do Cangaço, nome que até hoje divide opiniões: herói para uns, bandido para outros, o fato é que Lampião até hoje mexe com o imaginário popular. A data da morte será lembrada na edição desta sexta do Panorama, que vai ao ar na TVE Cultura.
Nascido em 1898 em Serra Talhada (PE), artesão por profissão, e morto aos 40 anos de idade em Poço Redondo (SE), Lampião entrou para o Cangaço ao ver o pai ser morto pela polícia. Autor de vários assaltos e confrontos com a polícia pela Caatinga e Zona da Mata nordestina, ganhou o apelido por conta dos tiros sucessivos, que segundo o imaginário popular iluminavam a noite
Alçou fama a ponto de ter foto ilustrada no jornal norte-americano The New York Times mas, capturado, foi também alvo de disciplina: os membros de seu bando foram mortos e decapitados, com as cabeças sendo expostas em praça pública.
Produção da TV Cultura de São Paulo e transmitido por emissoras públicas parceiras, como a TVE Cultura de Mato Grosso do Sul, o Panorama é mediado pela apresentadora Andresa Boni e reúne especialistas para discutirem temas relevantes para o Brasil e o mundo. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30, com reprise às 2h, podendo também ser acompanhado pelo Portal da Educativa, na aba Assista a TV, e na fan page da rede social Facebook.