28 de março de 2024 - 14:25

Operário estreia na temporada contra o invicto Dourados; confira os jogos da rodada

O Operário estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A 2021 contra o Dourados, única equipe com 100% de aproveitamento, neste domingo (14), às 15 horas, no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). Além deste, mais dois jogos integram a terceira rodada da primeira fase neste fim de semana. O Governo do Estado é o principal fomentador da competição, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Líder isolado do grupo A, com seis pontos, o Dourados é a sensação do certame até o momento. Desde sua fundação, em dezembro de 2020, a equipe da segunda maior cidade do estado não sabe o que é perder, faturando, inclusive, o título da Série B. O Galo da capital, por sua vez, procura estrear com o pé direito em busca do 12º troféu de campeão estadual.

Também no domingo (14), Costa Rica e SER/Chapadão se enfrentam no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), em Costa Rica. O Clássico do Bolsão, válido pelo grupo B, terá início às 15 horas. Já neste sábado (13), o Estádio Municipal Mário Pinto de Souza (Noroeste), em Aquidauana, será palco do duelo entre Aquidauanense e Novo, pelo grupo B. O pontapé inicial será dado às 15 horas.

Autorização e mudanças na tabela

Segundo o vice-presidente e coordenador de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antonio Tavares, os jogos de domingo (14) foram autorizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em caráter excepcional, por ultrapassarem o horário do regime especial de funcionamento (entre 5 e 16 horas) para serviços e atividades não essenciais aos sábados e domingos.

A medida restritiva está prevista no Decreto estadual nº 15.632, de 9 de março de 2021, que institui novas medidas de prevenção para evitar a proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2), publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial (DOE-MS) na última quarta-feira (10) e que passa a valer exatamente no domingo (14). A vigência será de 14 dias. Vale ressaltar que nos demais dias da semana haverá toque de recolher das 20h às 5h em todos os municípios sul-mato-grossenses.

O dirigente da FFMS destaca também que a tabela de jogos do Estadual terá modificação nas datas e horários das partidas, para se adequar ao Decreto. A publicação com as alterações ocorrerá na segunda-feira (15), na página oficial da entidade.

Estadual continua

Conforme comunicado oficial publicado pela FFMS nesta quinta-feira (11), “todas as atividades do futebol coordenadas no âmbito de Mato Grosso do Sul estão mantidas”. Para a bola rolar, a entidade apresentou protocolo rígido de biossegurança contra a Covid-19, com testagem semanal de todos os jogadores, membros das comissões técnicas, árbitros e demais profissionais envolvidos na competição.

As partidas estão sendo realizadas sem a presença de público. Nos estádios, o distanciamento social e o uso de máscaras é obrigatório fora do campo de jogo (banco de reservas, cabines, por exemplo), recipientes com álcool em gel 70% estão disponíveis para a higienização das mãos, além da constante limpeza de superfícies.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de destaque: Franz Mendes (Arquivo)