A última rodada de oficinas para produtores de audiovisual independente de Mato Grosso do Sul acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande (MS). A jornalista Diana Almeida, diretora do filme “Hoje Eu Quero Voltar”, vai ministrar o curso na sexta (04.03), a partir das 18h e no sábado (05.03) e domingo (06.03) das 9h às 18h. A oficina é de graça e irá orientar aqueles que forem concorrer ao edital da segunda edição da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas (PRODAVI) no gênero ficção.
Diana Almeida é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Seu primeiro longa como produtora, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, ganhou os prêmios Teddy e Fipresci na Berlinale em 2014 e foi a seleção oficial do Brasil para o Oscar de 2015. Membro da prestigiada ACE Network, Diana participou do Atelier da Cinéfondation no último Festival de Cannes com seu novo projeto “Diário de Viagem”.
A linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas, tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão. O Prodav 10/2015 que é um dos cinco editais dessa linha de produção está disponibilizando R$ 12 milhões para a produção de documentários, ficções e animações do Centro-Oeste.
As Chamadas Públicas regionais são operadas por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).
A Chamada Pública da Região Centro-Oeste (PRODAV 10/2015) está disponível no site do BRDE, através do link: http://goo.gl/5WOYwx. O conteúdo gerado será exibido em primeira janela em 84 TVs educativas e culturais e mais de 120 canais de TV comunitários e universitários de todo o País.
A Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual é operada por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).
O Museu da Imagem e do Som (MIS) está localizado no 3º andar do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho.
Texto: André Messias/Assessoria FCMS