19 de abril de 2024 - 18:52

Oficina de Plantas Não Convencionais mostra que agricultura familiar vai além de frutas e verduras tradicionais

Pouco conhecidas e mal aproveitadas na maioria das dietas, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) são vegetais de alto teor nutritivo e comestíveis que muita das vezes são negligenciadas pelos agricultores familiares e pela população em geral por serem consideradas plantas daninhas, “mato”.

A falta de costume ou conhecimento torna um grande entrave para a inclusão das Pancs na dieta alimentar das pessoas. Por levar essas questões em consideração e buscar alternativas de mercado para a agricultura familiar sul-mato-grossense, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) promoveu uma oficina voltada ao assunto nos dias 7 e 8 de julho no município de Jardim.

Intitulada de “Plantas PANCs – alimentos nutritivos e saborosos”, a oficina teve por objetivo discutir alternativas para promoção da saúde através da nutrição a partir do uso de alimentos locais, com enfoque nesse tipo de vegetal alimentício não convencional. O curso foi realizado com a participação dos agricultores familiares, merendeiras e nutricionistas do município. O conteúdo foi todo ministrado pela nutricionista Neuza Durães e com a servidora da Agraer, Jovelina Maria de Oliveira, as quais são membras do núcleo de agroecologia da Agência.

“Um bom exemplo de plantas PANCs é a Ora-pro-nóbis que é uma planta exuberante, além de ser uma ótima fonte de néctar as abelhas, proporcionando aumento da produção de mel. Uma das outras qualidades dessa planta é sua ampla utilização na culinária”, explicou a nutricionista.

Ao longo do curso, foram feitas várias receitas com esse tipo de planta. “A Ora-pro-nóbis é rica em vitaminas A, B, C e rica em fibras, ferro e fósforo, fonte de mucilagem [substância gelatinosa com propriedades nutritivas] e proteínas que são cerca de 25% de sua composição”, destacou Neuza.

Suco de folha de seriguela, de folhas de ora-pro-nóbis e de sépalas de hibisco, saladas da folha de seriguela, de pepininhos do mato, de banana verde e inhame, arroz enriquecido com flores de hibisco e flores de bastão do imperador, farofa de folhas de taioba, purê de banana verde, torta de inhame com folhas de taioba, geleias de hibisco e de papoula (sobremesas) foram muitos dos variados pratos que compuseram o menu do curso.

O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, prestigiou o evento e olhou com bons olhos a ação. “Foi a primeira vez que uma oficina como essa foi promovida em Jardim e foi um sucesso entre os participantes. Todo mundo elogiou e, praticamente, todos os ingredientes usados na oficina são encontradas nas propriedades dos agricultores familiares da região e muitos nem sabia que poderiam usa-las na cozinha como forma de alimento”, enfatizou.

Realizaram a entrega dos certificados para os alunos o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o presidente da Associação Empresarial de Jardim (AEJAR), Claudemyr Soares, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Olavo Júnior, o prefeito Guilherme Monteiro, o coordenador municipal da Agraer, Geovanni Calixto e a coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Golze.

Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Neia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer