plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 06:50

OAB mira proximidade com advogados e defesa da Constituição

Entrevistado desta sexta (3 de fevereiro) no Rádio Livre, da FM 104,7 Educativa, Bitto Pereira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul, explicou como a entidade atua, seja na representação dos profissionais do direito quanto na defesa da justiça e da Constituição.

Somando os advogados lotados em Mato Grosso do Sul e as inscrições suplementares para atuação no Estado, a OAB/MS conta com 18.500 filiados. A proposta permanente da instituição, de acordo com Bitto Pereira, é assegurar as prerrogativas de atuação e a defesa do exercício profissional dos advogados de forma plena. Para o presidente da OAB/MS, “a instituição deve devolver em serviços a anuidade que o colega paga. Não estamos medindo esforços para realizar essa meta”.

Contado com 31 subseções, 19 comissões permanentes e 81 temporárias que abordam diferentes temas sob o ponto de vista jurídico, a OAB, tanto aqui no Estado quanto nacionalmente, atua como fomentadora dos principais debates nacionais, sob os mais diversos temas, o que amplia ainda mais seu papel na defesa dos direitos e da constituição de modo geral.

Para aproximar a OAB/MS dos advogados, Bitto explicou que a atual gestão realiza um projeto denominado Caravana das Prerrogativas, que já percorreu mais de 18 mil quilômetros em Mato Grosso do Sul para entender as necessidades e buscar – de forma conjunta – alternativas para facilitar a atuação dos profissionais do direito.

Quinto Constitucional

Durante a entrevista Bitto Pereira aproveitou para tirar dúvidas sobre como funciona a escolha de representantes para os tribunais brasileiros. O Quinto Constitucional reserva para representantes da advocacia e do Ministério Público, alternadamente, vagas em todos os colegiados.

O processo, segundo Bitto, é feito na advocacia por meio de eleição realizada no Conselho da OAB. O resultado da eleição resulta em uma lista sêxtupla de nomes, que é enviada ao tribunal cuja vaga está em aberto.

Ao todo existem tribunais em diferentes instâncias: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça Estadual.

Os tribunais ficam com a missão de diminuir esta lista, tornando-a tripla. Esses nomes são indicados ao governador de Estado, no caso dos tribunais regionais e ao presidente da República, nas instâncias federais. São eles que fazem a escolha do nome.

Ligação com a Fertel e pioneirismo

Durante a entrevista ao Rádio Livre Bitto Pereira relembrou ainda de uma lembrança positiva que guarda das instalações da Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa. Em 1994, ele presenciou o primeiro salto de Base Jump realizado no país, justamente na maior torre de alvenaria da América Latina, responsável por levar o sinal digital das mídias a todo o Estado.

Na época, segundo Bitto, seu pai, que era paraquedista, acompanhou de forma técnica a realização do salto do americano Mark Hewitt, um dos pioneiros da uma modalidade na qual o atleta salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Um marco para o esporte e para a Fertel.

Confira a entrevista completa no Rádio Livre desta sexta (3):

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *