plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 17:26

O Whisky é de Segunda mas o Blues na Cadeira do DJ é de primeira!

Jefferson Pasa e Robson contam sobre a gravação do CD em Chicago. (foto: Daniel Rockenbach)

Gilson e Celito Espíndola receberam na Cadeira do DJ de hoje (10) a banda Whisky de Segunda. O vocalista Robson Pereira e o guitarrista Jefferson Pasa falaram sobre os projetos e as apresentações do grupo que completa no próximo fim de semana 15 anos de estrada.

O Whisky de Segunda começou com a amizade entre o guitarrista Jefferson Pasa e o vocalista Robson Pereira dos tempos da faculdade de Arquitetura, época em que Robson sequer cogitava uma carreira musical. Em 2003 nasceu o grupo que pegou o nome das referências às músicas “Bad Whiskey” de Buddy Guy e “Whisky e Blues” da banda sul-mato-grossense Bêbados Habilidosos. De acordo com Jefferson, o termo que dá nome às músicas e ao grupo vem do whsiky barato que os negros podiam comprar quando começaram a criar os primeiros acordes do que viria a se tornar o Blues.

Com uma pegada tradicional do Blues, o grupo já teve outras formações mas sempre manteve os fundadores como alicerce da banda que hoje é completada por Eric Phill nos teclados, Carlos Henrique na bateria e Alexandre Artioli no baixo. Sobre a experiência conquistada nesses 15 anos de estrada, Robson comentou: “A gente vai envelhecendo, vai melhorando a música, amadurecendo os shows e procurando novos espaços pra se apresentar.”

A banda já produziu eventos por conta própria como o MS Blues Festival que foi produzido com a soma dos cachês de apresentações da banda entre 2012 e 2013. O evento que foi produzido sem fins lucrativos colocou Mato Grosso do Sul na rota do Blues no Brasil trazendo grandes nomes nas apresentações. De lá pra cá a banda já trouxe shows de Donny Nichilo, Guy King, Breezy Rodio, Lurie Bell, Eddie Taylor Jr. e Mud Morganfield, todos de Chicago, além de Lynwood Slim da Califórnia, isso só de atrações internacionais. Do Brasil o grupo já promoveu shows com o carioca Big Gilson e os paulistas Ivan Marcio, Giba Bylos, Melk Rocha e Igor Prado.

O vocalista Robson conta sobre a viagem pela rota do Blues nos Estados Unidos. (foto: Daniel Rockenbach)

Dessas apresentações e amizades formadas com grandes nomes do Blues veio o convite do guitarrista Breezy Rodio para gravar um disco em Chicago. O convite foi levado a sério e o álbum que tem 10 faixas com 6 covers e 4 músicas autorais foi produzido e lançado em 2014. Sobre o projeto, Jefferson contou: “A convite do Breezy Rodio fomos pra Chicago gravar o disco. Nós aproveitamos pra fazer a rota do Blues, fizemos o roteiro de carro passando por 6 estados até chegar em Chicago onde passamos 4 dias e gravamos o CD.”

O CD “From Campo Grande to Chicago” foi gravado no estúdio Joyride, um dos mais conceituados de Chicago, com produção de Breezy Rodio e Brian Leach como técnico de som. O álbum tem várias participações especiais com grandes nomes do Blues como os gaitistas Omar Coleman e Billy Branch, a vocalista Jen Willians, os guitarristas Lurrie Bell e Carl Weathersby, o pianista Aryo e o saxofonista da orquestra de Chicago Bill Overton. “From Campo Grande to Chicago” já está na segunda tiragem e é sempre vendido nos shows da banda, “Nós fazemos um esquema simples, o CD fica na beira do palco, a pessoa pega o seu, deixa o dinheiro na caixa do lado, pega seu troco e vai, nunca tivemos problema com esse sistema, tanto que já esgotamos a primeira tiragem vendendo só nos shows.”, conta Robson.

Quando se apresenta, a banda não toca apenas nas casas noturnas da capital mas também em locais públicos apoiando causas sociais. O grupo que já se apresentou em terminais de ônibus e parques da cidade já tocou até no presídio. O show no presídio feminino Irmã Irma Zorzi emocionou o grupo que se apresentou no domingo de dia das mães em 9 de maio de 2014. O Whisky de Segunda ainda se apresentou no CEINF Juracy Galvão Oliveira no mesmo ano e desde então vem dedicando a renda de apresentações especiais para arrecadar fundos para instituições como a ONG Abrigo dos Bichos e o Asilo São João Bosco. Quanto ao abandono de animais eles ainda gravaram um videoclipe da música “I’m so all alone” contando a história de um cachorro abandonado.

O CD “From Campo Grande to Chicago”. (foto: Daniel Rockenbach)

Em 2018 o Whisky de Segunda já tocou no Festival de Inverno de Bonito, gravou um DVD na Concha Acústica Helena Meirelles em agosto e já está preparando músicas novas para um novo repertório. 18 de agosto passado, o grupo lançou o videoclipe da canção “Crying Like I Never Cried Before”, música composta pelo guitarrista Jefferson Pasa após uma campanha interativa com os fãs da banda. A ideia era fazer um Blues com alguma história marcante dos seguidores da banda e no fim tomou uma proporção maior que a esperada quando entre as histórias surgiram histórias densas de abuso entre as fãs, o que fez com que o vídeo fosse desenvolvido pensando no combate à violência sexual. Este videoclipe e outros podem ser vistos no canal de YouTube da banda.

 

 

No próximo dia 15 a Whisky de Segunda comemora 15 anos de existência com um show com vários convidados no Blues Bar. Entre as presenças confirmadas estão Juci Ibanez, Heitor Luiz, Ivan Márcio de São Paulo e a banda Rockfeller além das novas integrantes da banda, as Whiskcats. O grupo também se apresenta na sexta (14) no Sesc Morada dos Baís. Você pode acompanhar a programação da banda no facebook, no instagram e no YouTube do Whisky de Segunda.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, excepcionalmente das 10h às 11h durante o período de Campanha Eleitoral, na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *