28 de março de 2024 - 18:20

O teatro de Mato Grosso do Sul está de volta aos palcos

O Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo Guardiões dentro do Projeto “Para Além do Centro- 31 anos”. Serão três apresentações nos dias 19, 20 e 21 de novembro,  às 19h30, no Espaço Teatral Grupo de Risco, localizado na Rua José Antônio, 2170.

Nessa semana (quinta, sexta e sábado) o público de Campo Grande pode assistir gratuitamente o espetáculo Guardiões com o Teatral Grupo de Risco. A peça marca a volta do teatro aos palcos da cidade depois de oito meses de interrupção devido à pandemia. A encenação acontece respeitando todas as medidas de segurança: uso de máscaras, distanciamento e uso do álcool em gel. Só poderão entrar 25 pessoas por sessão. Ingressos gratuitos serão distribuídos com antecedência de 30 minutos antes do início do espetáculo.

“Todas as precauções foram tomadas por conta da pandemia, para garantir a proteção dos atores e público. Estamos seguindo à risca as normas exigidas pelos órgãos de saúde”, garante Fernanda Kunzler, atriz e produtora do projeto.

O espetáculo faz parte do projeto “Para Além do Centro – 31 Anos”, que começou no inicio do mês com apresentações em regiões periféricas de Campo Grande. Já foram realizadas quatro apresentações nos bairros Pioneiros, Coophavila e Coophatrabalho. O projeto busca viabilizar a manutenção das atividades do Grupo por meio da descentralização da produção teatral com apresentações de espetáculos teatrais que compõem o repertório em cartaz do Grupo.

Ainda estão previstas uma oficina de formação teatral e a montagem do espetáculo  “Do jeito que é hoje em dia”. Todas as ações propostas serão gratuitas. O projeto foi aprovado via edital Fomteatro/2019, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande.

GUARDIÕES

A encenação faz uma leitura contemporânea da região pantaneira. Os habitantes possuem uma relação simbiótica com o território que habitam e que, gradativamente, vão sendo expulsos da região. Os personagens sentem-se em desequilíbrio, assim como todo o ambiente, e enfrentam dificuldades com o novo sistema que se estabelece. A nova realidade que se impõe no território, fere as estruturas econômicas e sociais: o pantaneiro vislumbra a falência do seu mundo.

É uma encenação limpa, seca, que apresenta o modelo de “desenvolvimento” oferecido à nossa sociedade pelo sistema econômico vigente no mundo. O universo abordado é retratado de forma sintética: o cenário virtual, infinito e neutro, as cores só aparecem ao longe. Os atores e atriz são personagens que quase se confundem com o cenário, são quase invisíveis, a dureza do território está entranhada em seu modo de ser, de lutar, possuem uma simbiose bem peculiar e, ora animais, ora homens, vivem nesse cenário chamado pantanal, muito embora o tema tratado seja sério, há momentos lúdicos, delicados e também com toques de ironia e sátira.

Ficha técnica:

Direção: Roma Romá; Dramaturgia: Lú Bigattão; Produção: Fernanda Kunzler; Elenco: André Tristão, Fernanda Kunzler e Yago Garcia; Cenografia: Márcia Gomes; Vídeo cenário: Maíra Espindola e Rafael Mareco; Técnico som e Projeção: Ewerton Goulart; Iluminação/concepção: Anderson Lima – Técnico: Leonardo de Castro

APRESENTAÇÕES, OFICINA E MONTAGEM

Além das apresentações nos bairros, a novidade do projeto foram as gravações para a TV SEMED dos espetáculos Revolução e A Princesa Engasgada. O objetivo foi atender a comunidade escolar, que no momento está sem aula presencial.   O projeto “Para Além do Centro – 31 Anos”  prevê a estreia de um novo espetáculo.  A peça “Do jeito que é hoje em dia”, é uma adaptação de um trabalho já encenado pelo grupo que aborda a prevenção das IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis. A proposta é circular pelas escolas no ano que vem, alertando os jovens da importância de se cuidar. “O número de pessoas que contraem DST/AIDS é muito grande e não existe mais campanha de prevenção, principalmente com os adolescentes”, declara Fernanda Kunzler, lembrando que o Brasil já foi referência mundial no combate as DSTs. A oficina de formação, outra ação prevista no projeto, será realizada com restrições de participação em respeito ao momento de restrição, e concluirá o ciclo de ensaios do espetáculo em remontagem.

TGR- 32 ANOS EM CENA

O Teatral Grupo de Risco é um dos grupos mais antigos e atuantes do Estado. Fundado em 1998 já produziu cerca de 30 espetáculos teatrais, entre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão, fomentando um trabalho profissional de artistas movidos por interesses e objetivos de criação comuns e pautado sobretudo nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense. O compromisso já consolidado com questões importantes da sociedade transformou o grupo em um centro de referência tanto no desenvolvimento de pesquisas de linguagens estéticas quanto na execução de projetos culturais e trabalhos sociais envolvendo a arte.

Espetáculo: Guardiões

Dias: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)

Local: Espaço Teatral Grupo de Risco

Endereço: Rua José Antônio, 2170, Vila Rosa Pires