plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 01:01

O samba de Cartola toma Os Donos da Música desta sexta-feira

Programa da Educativa 104.7 FM retrata a trajetória e sucessos de um dos sambistas mais famosos do Brasil
Cartola terá sua obra retratada no Os Donos da Música desta sexta-feira. (Foto: Correio da Manhã/Arquivo Nacional/Reprodução)
Cartola terá sua obra retratada no Os Donos da Música desta sexta-feira. (Foto: Correio da Manhã/Arquivo Nacional/Reprodução)

Eternizado como um dos maiores sambistas da história, Angenor de Oliveira, o Cartola, é o destaque do programa Os Donos da Música, da Educativa 104.7 FM. A atração que vai ao ar a partir das 22h desta sexta-feira (18) fala da história do cantor, compositor, violonista e poeta carioca que até hoje é reverenciado por suas obras.

Nascido em 11 de outubro de 1908 no Rio de Janeiro, Cartola nasceu no Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras e no morro da Mangueira. Ainda criança, conheceu e se apaixonou pelo samba, aprendendo com o pai a dedilhar o cavaquinho e o violão. Amizades como a com Carlos Cachaça e outros sambistas de renome à época o influenciaram na adolescência. Deixou de estudar aos 15 anos para trabalhar como servente –o uso de um chapéu de coco para lhe proteger nas obras rendeu o apelido com o qual marcou seu nome no cenário artístico brasileiro.

Uma das primeiras contribuições de Cartola para o samba veio com a criação do Bloco dos Arengueiros, que em 1928 se transformou na Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, para a qual compôs “Chega de Demanda”, seu primeiro samba. Foi o começo de uma trajetória que, ao longo da década de 1930, chamou a atenção de grandes intérpretes e compositores –do calibre de Aracy de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves e Silvio Caldas.

Apesar da fama, Cartola gravou apenas quatro discos-solo. O primeiro deles, em 1974, já com 66 anos, trouxe clássicos como “As rosas não falam”, “O mundo é um moinho”, “Alegria” e “Alvorada”. O artista faleceu em 1980, aos 72 anos.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *