plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 13:41

‘O que era bom, vai ficar melhor’, a visão de quem frequenta o Parque dos Poderes

O Parque dos Poderes já era bom e vai ficar ainda melhor com a revitalização, segundo avaliação do bacharel em Direito, Daniel de Carvalho Pestana, de 25 anos, que pratica exercício físico de segunda a sexta-feira no complexo. Centro dos três poderes do Mato Grosso do Sul: Executivo, Legislativo e Judiciário, o local recebe a primeira reforma completa nos seus quase 40 anos de existência.

“Eu gosto de correr olhando a paisagem, os animais, curtindo aquilo que estou vendo, além de ser bonito me traz tranquilidade. O que era bom vai ficar melhor”, afirmou Daniel. Para ele, só quem pratica exercícios no Parque sabe da necessidade que o local tinha de uma reforma. “Eu tiro o chapéu para o governador por essa reforma. Com ela, tudo vai melhorar, o fluxo de carro, de bicicletas, pessoas caminhando, correndo, estacionamentos melhores, e o principal, o risco de atropelamento cairá”, disse.

Rota obrigatória de ciclistas, o Parque dos Poderes recebe aproximadamente 120 atletas de segunda a sexta, número que aumenta aos finais de semana. O presidente da Associação Firebikes Team, Paulo Eduardo Lyrio, destaca que a obra proporcionará mais segurança aos atletas.

“Melhora na sinalização de informação aos motoristas e motociclistas de que existem ciclistas transitando no local e em determinado dia da semana executando treino noturno”, disse. A implantação de ciclovia, na visão de Paulo, representa uma atenção do Poder Público a um segmento que só vem crescendo.

Acessibilidade – Os maiores beneficiados com a reforma são os cadeirantes. Acessibilidade nos estacionamentos é algo que não foi pensado quando o complexo foi criado, em 1982, e que está sendo implantada hoje. Funcionário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Leonardo Fioravante,34 anos, é cadeirante e falou sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Leonardo Fioravante trabalha na Assembleia Legislativa

“As pessoas com deficiência como eu, principalmente as que têm mobilidade reduzida, enfrentam vários obstáculos no dia a dia. São calçadas sem rampa de acesso, escadas e também a falta de transporte coletivo que tornam atividades simples em verdadeiros sacrifícios. Como já se não bastasse a nossa dificuldade locomotora, ainda temos que lutar pelos nossos direitos. Acho que os valores estão bem invertidos nessa questão, o fato de estarmos em uma cadeira de rodas não tira o direito de ir e vir”, desabafou.

Para Leonardo, é de fundamental importância a atitude do Governo do Estado de deixar as ruas do Parque bem asfaltadas, as calçadas acessíveis e os prédios do Poder Público sem nenhuma barreira arquitetônica. “Já é um grande caminho para que possamos ter mais avanço no nesse assunto. Que seja o início de uma revolução na questão de acessibilidade em todo nosso estado, que não fique apenas no Parque dos Poderes”, disse.

A obra – Com investimento de R$ 18,9 milhões, a revitalização do Parque dos Poderes conta ainda com a reforma dos estacionamentos, 4 quilômetros de pista de caminhada e 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. O complexo também ganhará 70 bancos de descanso, lixeiras, paisagismo e acessibilidade. 41 abrigos nos pontos de ônibus e o centro de apoio aos frequentadores, com banheiros, proporcionarão mais conforto a quem vai ao Parque dos Poderes.

O governador Reinaldo Azambuja destaca a importância da reforma do complexo, para Campo Grande. “Reconstruir esse parque é muito importante para a Capital e para Mato Grosso do Sul porque aqui, além de estar aqui as nossas secretarias, o local de trabalho de todos nós, é também um ponto de encontro de todo sul-mato-grossense e daqueles que vêm nos visitar”, afirmou. Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a reforma é merecida. “Depois de quase 40 anos, o Parque finalmente, passa por esta merecida reforma. É o local que une o poder público, em seu trabalho diário e local de tomada de decisões, e as famílias campo-grandenses. Acabou virando um espaço importante da cidade de Campo Grande e de pessoas que vêm de fora. O projeto irá melhorar essa estrutura e atender os anseios da população”, ressaltou.

A obra será dividida em três etapas e a previsão inicial era de 540 dias para ser entregue. A revitalização será inaugurada nas comemorações dos 40 anos do Parque dos Poderes, que foi criado em 1982.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *