A recuperação e preservação da bacia do Guariroba será o tema do programa Na Cadeira do DJ da Rádio Educativa FM 104,7, que vai trazer o presidente da ARCP Guariroba (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba), Claudinei Menezes Pecois, para falar sobre o assunto. A bacia do córrego, considerado o principal manancial superficial de abastecimento de Campo Grande, requer a adoção de práticas sustentáveis, como a conservação da água e do solo para combater a erosão.
“Em 2010 começou o reflorestamento de muitas áreas, os produtores estão recebendo apoio para que sejam realizadas as ações de manejo adequado nas propriedades. Estamos esperançosos de regenerar pelo menos 200 hectares nos próximos 10 anos. Tínhamos pouca ajuda e apoio dos órgãos fiscalizadores, e agora temos orientações e até incentivos. Mudou muito a realidade, sabemos que é preciso preservar para manter a qualidade da água e nos tornarmos também produtores de água, fato que deve beneficiar toda a população, com o barateamento dos custos de tratamento da água que abastece o município”, considera Pecois.
O Guariroba, a partir de 1995, foi transformado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) em toda a sua extensão, que abrange 36,2 mil hectares. O presidente do Conselho Gestor APA Guariroba, Marcos Andrey Alves Meira, acredita que 100% das Áreas de Preservação Permanente da bacia estão hoje cercadas, graças ao trabalho ambiental conjunto entre o poder público e produtores rurais da região.
“Estamos conseguindo recuperar as áreas que antes eram degradadas, recompor e preservar as matas ciliares, readequar as estradas vicinais da região, adequar as propriedades, entre outras ações que resultam numa maior quantidade e qualidade de água produzida na Bacia. Os produtores rurais passaram também a preservar o Guariroba, e se tornaram produtores de água”, assegura Marcos Meira.
Mais informações sobre o projeto de recuperação do córrego Guariroba? Você já sabe, é só ficar ligado no programa Na Cadeira do DJ, da Educativa FM 104,7. Horário: a partir das 10h30, às segundas e quartas-feiras. Produção e apresentação: Celito e Gilson Espíndola.