plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 00:53

O músico e gestor Pedro Ortale é o convidado Na Cadeira do DJ

Pedro Ortale é o convidado da Cadeira do DJ desta quarta. (foto: Ale Ruaro)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (08/07) conversa com o músico e gestor Pedro Ortale, direto de Fortaleza, a partir das 10:30 na Educativa 104.7 FM. Pedro Ortale fala sobre o isolamento social no Ceará e seu projeto educacional, “Escolas Criativas”. Celito Espíndola conduz remotamente a entrevista gravada com Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach na produção.

Pedro Sérgio Lima Ortale é natural Barretos, interior de São Paulo, e veio morar em Campo Grande nos anos 1980. Formou-se licenciado em Geografia pela FUCMT (atual UCDB) ainda nos anos 1980. Pedro Ortale atua como músico profissional desde 1984 com participações nos projetos “Mato Grosso do Som” e “Caramujo Som”. Já foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul durante o governo de Zeca do PT. Entre 1999 e 2000, dirigiu o programa “Som do Mato”, na TVE Cultura de Mato Grosso do Sul. Hoje Pedro Ortale mora em Fortaleza, onde é diretor executivo do projeto “Escolas Criativas”.

Sobre o programa Escolas Criativas

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos elementos centrais do programa Escolas Criativas, que atua em diferentes frentes que se complementam, ofertando para escolas e redes de ensino um conjunto de produtos, ações, suportes e processos pedagógicos.

Com o objetivo de contribuir para um ensino mais inovador e assertivo, o Escolas Criativas realiza ações que visam promover benefícios: em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de pesquisa e sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que colocam em pauta valores, identidades e práticas culturais (programação artística e desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a efetiva inserção de equipamentos tecnológicos no contexto pedagógico das escolas e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade.

Onde o programa atua e ações que foram e vêm sendo realizadas

Desde 2018, o programa atua em diferentes frentes – como Cultura, Educação e Sustentabilidade – ofertando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE) um conjunto de ações, produtos, suportes e processos pedagógicos. Com as mudanças advindas no contexto de uma pandemia mundial, o Escolas Criativas se propõe a refletir acerca do processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social.

Em busca de soluções direcionadas ao setor da educação pública brasileira, nasce o Ciclo de Atividades Escolas Criativas Durante o Isolamento Social. De 12 de maio a 25 de junho, uma programação rica e diversificada será ofertada de forma online a estudantes e educadores de escolas públicas de todo o Brasil. Abordando inovação, educação digital, sustentabilidade, fotografia e redação, o ciclo de atividades propõe dois cursos e três concursos. Toda a programação é gratuita.

Realizado pela Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, e pela produtora Quitanda Soluções Criativas, o Escolas Criativas conta com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de Niterói, da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e do Instituto BR Arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

Atividades Oferecidas

Com objetivo de oferecer a educadores acesso a conteúdos e ferramentas das tecnologias digitais para processar os novos formatos de sala de aula mediados pela internet, o Escolas Criativas promove o curso online Tecnologias Digitais e Internet na Educação: Ferramentas para Prática Pedagógica. Composto por seis módulos, com especialistas de várias regiões do Brasil, a formação aborda desde softwares para comunicação virtual até design e mídias sociais relacionada à educação. A formação acontece de 12 de maio a 25 de junho de 2020.

Para estimular a criação de metodologias que atendam às necessidades de formação que surgem a partir do contexto de isolamento, o programa realiza o Concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas. Com inscrições a partir do dia 15 de maio no site do programa, o concurso recebe propostas autorais de metodologias de trabalho que pautem a sustentabilidade e ecoeficiência, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Com 12 premiações de R$500, o concurso é destinado a educadores da rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara.

Aos estudantes, o Ciclo de Atividades oferece um curso de fotografia e dois concursos criativos, um de fotografia e outro de redação. De 18 a 20 de maio, o Curso Básico de Fotografia Criativa acontece de forma online no Canal YouTube do programa e busca capacitar os estudantes com noções básicas e técnicas de fotografia, aperfeiçoamento do olhar e o uso do celular como ferramenta de produção de imagem.

Procurando compreender e difundir a experiência de isolamento social das crianças por meio de redações e fotografias, os concursos são ofertados aos estudantes da rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara. As inscrições também serão online a partir do dia 20 de maio (de fotografia) e do dia 27 de maio (de redação). Ambos possuem a mesma temática: “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”, que objetiva abordar a experiência afetiva de convivência durante o período de quarentena. As premiações serão definidas em cada edital, a ser publicado no site do programa.

Foto em destaque: Ale Ruaro.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *