29 de março de 2024 - 06:30

O lançamento do Programa Estadual de Manejo Integrado de Pragas é destaque no MS no Campo

O Plano Estadual para Difusão do Manejo Integrado de Pragas de Mato Grosso do Sul foi lançado nesta quarta-feira, 11 de setembro. O plano, que é um dos destaques do MS no Campo desta semana, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Agrotóxicos (CEA), e tem como objetivo incentivar a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), através da ampla divulgação no meio rural.

Nossa reportagem ouviu o secretário Jaime Verruck, da Semagro, e ele explicou que a iniciativa quer promover ações no Estado todo para difundir os princípios e práticas que compõem esse Manejo Integrado de Pragas, com foco no uso racional de produtos fitossanitários.

O programa ainda traz uma entrevista esclarecedora sobre o tema com o entomologista Fernando Grigolli – pesquisador de proteção de plantas da Fundação MS, e que deu todas as explicações sobre o Plano durante o seu lançamento.

Esta edição do MS no Campo também traz outras duas reportagens sobre a Usina de coleta, seleção e destinação de resíduos da Ceasa/MS, que foi inaugurada nesta semana, vai funcionar com resíduos gerados pela Ceasa/MS, cerca de 100 toneladas, e garantirá a devolução de 8 toneladas mensais de adubo orgânico, que serão destinados aos próprios produtores rurais da Ceasa, além de hortas urbanas na Capital.

Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras de frequência FM, com alcance nos 79 municípios, o MS no Campo também é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, Portal MS.

Nesta edição, de número 108, a produção e apresentação são da jornalista Katiuscia Fernandes, reportagens de Karla Tatiane e edição de Fernando Blank. O MS no Campo conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Semagro. Ouça agora.

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)