plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 02:44

O instrumentista Toninho Porto foi o entrevistado Na Cadeira do DJ, acompanhe o podcast

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (06/07) recebeu o instrumentista, músico e produtor Toninho Porto na Educativa 104.7 FM. A entrevista foi gravada remotamente com apresentação de Celito Espíndola e produção e apresentação de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Na conversa Toninho Porto fala sobre o isolamento na capital paulista, seus trabalhos no Brasil e no exterior e sua carreira. O programa foi editado no formato podcast e disponibilizado online, acompanhe:

 

 

Antonio Porto, mais conhecido pelo público como Toninho Porto, é um músico campo-grandense, atualmente radicado em São Paulo. A influência do pai e do irmão mais velho colocou cedo o violão em suas mãos. Aos 16 anos já atuava profissionalmente na música em Campo Grande. Nessa época começaram as experiências com outros instrumentos como guitarra, baixo, bateria, teclados, bandolim, e outros tantos. Logo começaram as parcerias com os mais variados artistas da cidade e do estado.

Na década de 1980, mudou-se para São Paulo onde compôs a banda do cantor e compositor Renato Teixeira e integrou a banda nordestina “Perigo na Área”, tocando nas casas mais conhecidas da noite paulistana. Em 1988, veio a experiência de morar na Europa onde ficou até 1998. Nessa época excursionou com as mais variadas formações e estilos de bandas: de música africana à música do Oriente Médio, passando pelo Jazz, MPB e pela salsa latino-americana, tocando nos mais importantes festivais da Europa. Nesse período, estudou improvisação e harmonização com músicos europeus, israelenses e brasileiros, todos radicados na Europa.

De volta ao Brasil integrou a banda da saudosa dupla “Pena Branca e Xavantinho”, gravando o último CD da dupla que ainda contou com a participação mais que especial de Milton Nascimento. Em 2001, regressou à Europa para integrar a banda do superstar austríaco Hubert Von Goisern, com quem gravou dois DVDs e um CD intitulado “IWASIG”, onde ficou até 2004.

Entre 2004 e 2008, de volta ao Brasil, tocou com artistas dos mais variados estilos: Tetê Espíndola, Paulo Simões, Guilherme Rondon e outros tantos talentos sul-mato-grossenses. Nessa época circulou no eixo Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro onde fez produção musical e arranjos para CDs, trilha sonora para filmes e propagandas de televisão.

Entre 2008 e 2013, trabalhou tocando baixo acústico para Almir Sater e desde 2013 tem trabalhado com Bianca Gismonti, pianista e compositora, filha do mestre Egberto Gismonti. Com Bianca, já excursionou pela Europa, Japão e América do Sul, além de muitos estados brasileiros. O trabalho de “Bianca Gismonti Trio” (com Júlio Falavigna na Bateria e Antonio Porto no baixo) já está no segundo CD.

Os trabalhos recentes incluem a produção musical da cantora sul-africana Nduduzo Siba, as trilhas sonoras do espetáculo de dança “Instante Já” de Marcos Moreno e do filme “Uma Mulher e o Vinho” de Nilson Rodrigues, gravações com Hubert von Goisern, na Áustria, e com a cantora Maria Alice, destaque da música sul-mato-grossense. Antonio Porto tem seu próprio estúdio em São Paulo, onde reside e trabalha como produtor musical.

Para conferir o trabalho de Toninho Porto com Bianca Gismonti, acesse o álbum “Bianca Gismonti Trio” no spotify.

Foto em destaque: Sonia Mibielli.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *