plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 04:36

O excêntrico Screamin’ Jay Hawkins em destaque no Blues & Derivados

O excêntrico Screamin’ Jay Hawkins é o destaque comentado do Blues & Derivados de sábado. (foto: reprodução)

Blues & Derivados com Clayton Sales homenageia sábado (13/02) o cantor e compositor Screamin’ Jay Hawkins, um dos nomes mais excêntricos e inesquecíveis do blues. Esta e muitas outras atrações você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.

Jalacy Hawkins nasceu em 18 de julho de 1929, em Cleveland, Ohio. Mais conhecido como Screamin’ Jay Hawkins, foi cantor, compositor e ator afro-americano. Famoso por sua poderosa voz e apresentações teatrais selvagens de músicas como “I put a spell on you”, Hawkins usava roupas e acessórios macabros em seus shows, o que fez dele um dos precursores do shock rock.

Sua gravação de maior sucesso, “I put a spell on you” de 1956, foi selecionada pelo “Rock and Roll Hall of Fame” como uma das 500 músicas que moldaram o gênero. De acordo com o “AllMusic Guide to the Blues”, Hawkins originalmente teria composto a música como uma balada refinada. Toda a banda estava sob o efeito de substâncias alucinógenas durante as sessões de gravação onde Hawkins gritou, grunhiu e murmurou pela música inteira como um bêbado abandonado. O resultado final não ficou parecido com uma balada, ao invés disso é uma música rústica e gutural que se tornou seu maior sucesso comercial e rendeu um milhão de cópias vendidas.

Logo após o lançamento de “I put a spell on you”, o DJ Alan Freed ofereceu 300 dólares a Hawkins para sair de dentro de um caixão no palco. A proposta foi aceita e Hawkins criou uma persona de palco que apresentava-se com roupas douradas, pele de leopardo e acessórios voodoo como um crânio cravado em uma vara e cobras de borracha. Esses acessórios sugeriam o voodoo haitiano mas também apresentavam traços cômicos que provocavam comparações com um Vincent Price negro. Em 1968 a banda “Creedence Clearwater Revival” gravou em seu primeiro álbum uma versão cover de “I put a spell on you”.

Screamin’ Jay Hawkins deixou para os fãs um legado com 19 álbuns, 10 singles, dezenas de regravações e compilações e participações em cinco filmes como ator. Hawkins faleceu na França em 12 de fevereiro de 2000. Fique aqui com uma prévia do programa de sábado com o lendário Screamin’ Jay Hawkins cantando ao vivo “I put a spell on you” em Tóquio em 1990:

 

 

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *