Aumento em 5.5 mil do efetivo policial em Mato Grosso do Sul, sendo que mil servidores ficarão em Campo Grande, totalizando policiais dos setores administrativo e judiciário que vão reforçar a segurança pública neste final de ano. É a Operação Boas Festas, lançada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que começou na segunda-feira (3 de dezembro) e vai até o dia 4 de janeiro.
A ação tem duas novidades em 2018: o aumento expressivo do efetivo de todas as instituições de segurança e o policiamento aéreo na Capital e no interior do estado. O assunto foi tema do programa Bom Dia Campo Grande, com a entrevista de estúdio do Comandante Geral da Polícia Militar de MS, Coronel Waldir Acosta.
“ Neste período natalino vamos intensificar a segurança no quadrilátero central, nos corredores de comércio e nos locais onde ocorrem mais furtos e roubos em Campo Grande. O policiamento ostentivo abrangerá também o interior do estado, tais como Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã”, afirmou Coronel Acosta.
O Comandante da PM elencou algumas medidas de segurança que a população deve tomar para evitar assaltos e roubos. “ É importante o cidadão observar se não está sendo seguido, colocar sempre à frente do corpo celular, bolsa e carteira, não sacar grandes quantidades de dinheiro, não contar dinheiro na frente de estranhos, não deixar bolsa, celular e computador dentro do veículo e quando viajar providenciar segurança para a sua casa”, ressaltou.
Perspectivas de movimentação econômica para as comemorações de final de ano:
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê aumento nas vendas e contratações no setor varejista para o Natal deste ano.
Em meio à queda da inflação e dos juros, a entidade calcula que a data movimentará R$ 34,5 bilhões na economia, um avanço de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa de contratação de trabalhadores temporários também foi ampliada, de 72,7 mil para 76,5 mil vagas neste período natalino.
A CNC cita a menor pressão inflacionária, a melhora no mercado de trabalho e o consumo como fatores que vão contribuir no aumento das vendas e, consequentemente, na contratação de pessoal. Segundo a confederação, os principais aumentos de consumo devem ser registrados pelos segmentos de hiper e supermercados, lojas de vestuário e artigos de uso pessoal e doméstico. A expectativa é que esses ramos respondam por cerca de 75% das vendas durante o Natal.
Bom Dia Campo Grande – atração da 104.7 FM, transmitida de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. A apresentação é de Anderson Barão e Maristela Cantadori, e a produção de Rose Rodrigues e Lívia Machado. O ouvinte pode interagir pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com