O Colecionador de Sacis Na Cadeira do DJ

Compartilhe:

Andriolli Costa fala sobre Sacis e outros mitos do folclore brasileiro. (foto: reprodução)

Nesta segunda-feira (19/08) a entrevista Na Cadeira do DJ com Celito e Gilson Espíndola na Educativa 104.7 FM é com o saciólogo Andriolli Costa. O professor, escritor, diretor e roteirista vem ao programa para falar sobre seu trabalho com o Saci e o folclore brasileiro depois de participar da mostra “Expressões do Fantástico” na última sexta (16) no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande.

Nascido em Campo Grande, Andriolli Costa se formou em Jornalismo na UFMS buscando formas de entendimento e divulgação do folclore. Na época o recém formado jornalista produziu a revista Poranduba que significa “histórias fantásticas” em Tupi. A revista trazia expressões do folclore regional e histórias narradas pelo povo do interior dando voz ao público do interior do estado.

Da graduação ao mestrado em Santa Catarina, na UFSC, Andriolli ampliou a pesquisa os horizontes estudando a cobertura de mitos e lendas pelo jornalismo e de lá emendou um doutorado na UFRGS onde decidiu expandir o olhar pela antropologia, entrando nas relações entre comunicação e o imaginário arquetipológico.

Hoje Andriolli trabalha com escrita criativa, roteiro, direção e pesquisa sobre Sacis e outros mitos do folclore brasileiro atuando como grande referência na área em palestras, cursos e apresentações pelo Brasil. Seu trabalho pode ser conferido no site Colecionador de Sacis que também hospeda o podcast Poranduba onde Andriolli discute o folclore brasileiro e suas muitas adaptações com criadores dos mais diversos tipos de mídia.

A exposição “Expressões do Fantástico” é organizada pela Mestre do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Adrianna Alberti, entrevistada do programa na última quarta (14). A exposição traz como proposta a articulação das manifestações artísticas com o fantástico como temática, tema de pesquisa realizada pela acadêmica.

Integra a apresentação a exposição “Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade” de curadoria do prof. Dr. Enéias Tavares (UFSM) e prof. Dr. Bruno Anselmi Matangrano (USP), apresentando o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século XIX até os dias atuais. O espaço reúne um conjunto de placas expositivas que apresentam o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século 19 até os dias atuais.

Outra atração é a exposição “Os Nossos Seres Imaginários” de curadoria da prof. Maria Alice Rossi (UFMS), que apresenta obras cerâmicas realizadas pelos acadêmicos dos cursos Artes Visuais – Licenciatura e Artes Visuais Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ambas as exposições continuam abertas ao público até o dia 13 de setembro no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola e com produção de Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *