25 de abril de 2024 - 00:14

O Assunto é o Cinema de Robert Wise e Brian de Palma

O lendário diretor Robert Wise. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (06/09) celebra o aniversário de grandes clássicos do cinema na Educativa 104.7 FM no programa que começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Estão entre os destaques a análise da estreia de “It – Capítulo 2” de Andy Muschietti nos cinemas da capital e a celebração de 55 anos do western spaguetti “Por um Punhado de Dólares”, a primeira parceria de Sergio Leone com Clint Eastwood que ainda faria mais 2 clássicos do gênero com o diretor italiano. Outro destaque é o aniversário de 8 anos de “360” do diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Robert Earl Wise nasceu em 10 de setembro de 1914 em Indiana, nos Estados Unidos. O sonho de Wise era ser Jornalista mas a Grande Depressão norte-americana colocou o jovem para trabalhar cedo justamente no lendário estúdio RKO onde era responsável por carregar latas de filmes. De montador de som a diretor assistente a carreira o levou a dirigir seu primeiro filme em 1944, o suspense fantástico “A Maldição do Sangue da Pantera”. Desde então, Wise não largou mais a direção tendo sido responsável por grandes clássicos do cinema como “O Dia em que a Terra Parou” (1951), “Amor, Sublime Amor” (1961), “A Noviça Rebelde” (1965), “O Enigma de Andrômeda” (1972), entre outros.

O jovem Brian de Palma. (foto: reprodução)

Nascido em 11 de setembro de 1940 em Newark, nos EUA, Brian Russel de Palma era filho de cirurgião. Logo cedo de Palma se interessou por cinema, área em que se graduou na Universidade de Columbia. O jovem Brian de Palma logo mostrou a Hollywood seu interesse em filmes de suspense, intriga e mistério, tendo sido considerado por muitos como um sucessor de Alfred Hitchcock. É notável a referência ao grande mestre do suspense nos filmes policiais que lhe deram fama como “Vestida para Matar” (1980), “Um Tiro no Escuro” (1981) e “Dublê de Corpo” (1984). Brian de Palma ainda se destacou na carreira pela adaptação do horror de Stephen King, “Carrie, a Estranha” (1976), o remake de “Scarface” (1983) e pelo policial “Os Intocáveis” (1987) que adaptou o seriado homônimo da década de 1960.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram