19 de abril de 2024 - 15:00

O Assunto é o Cinema de Kleber Mendonça Filho

Destaques do programa desta sexta-feira. (foto: reprodução)

O Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (20/11) homenageia a obra do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O programa da Educativa 104.7 FM começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Entre os demais destaques do programa estão a análise do filme “O 3º andar – Terror na Rua Malasaña”, dirigido por Albert Pintó, em cartaz nos cinemas da capital. O programa também comemora o aniversário de 16 anos da estreia de “Closer”, drama de Mike Nichols. Clayton Sales ainda homenageia o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho e discute como o cinema nacional retratou a situação do negro no Brasil.

Kleber de Mendonça Vasconcellos Filho nasceu em Recife no dia 22 de novembro de 1968. Kleber Mendonça é diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema. Seus filmes “O som ao redor” (2012), “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019) foram grandes sucessos de pública e crítica. “Bacurau” conquistou o prêmio do júri no Festival de Cannes.

Enquanto crítico, Kleber Mendonça é responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco em Pernambuco além de escrever para o Jornal do Commercio, no Recife, seu site CinemaScópio (desativado em 2010), Revistas Continente, Cinética e o jornal Folha de São Paulo.

Como realizador, Kleber Mendonça migrou do vídeo nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes para o digital e o 35mm na década de 2000, realizando “A menina do algodão” (co-dirigido por Daniel Bandeira, 2003), “Vinil verde” (2004), “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de sexta manhã de sábado” (2006), “Crítico” (2008) e “Recife frio” (2009).

Em 2020 Kleber Mendonça integrou o júri do Festival de Berlim e vai lançar em dezembro pela Companhia das Letras o livro “Três roteiros” com seus argumentos para os filmes “O som ao redor”, “Aquarius” e “Bacurau”.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram