23 de abril de 2024 - 10:53

O Assunto é o Cinema de Godard

O Assunto é Cinema de hoje (4) celebra a carreira de Jean-Luc Godard, um dos maiores nomes da nouvelle vague e do cinema mundial. Clayton Sales também comemora os 13 anos da estreia de “King Kong” de Peter Jackson e analisa a estreia nacional de “O Grande Circo Místico”.

Jean-Luc Godard nasceu em Paris no dia 3 de dezembro de 1930. Godard ficou marcado por um cinema vanguardista e polêmico, que tomou como temas e assumiu como forma a provocação para discutir em tela os dilemas e perplexidades do século XX, tornando o diretor um dos principais expoentes da nouvelle vague. Desta fase destacam-se “Viver a Vida” (1962), “O Desprezo” (1963), “Bande à part” (1964), “Alphaville” (1965), “O Demônio das 11 horas” (1965), “Duas ou três coisas que eu sei dela” (1966), “A Chinesa” (1967) e “Week-end à Francesa” (1968).

Depois de realizar a Trilogia do Senhor dos Anéis, Peter Jackson se dedicou a fazer um remake de um de seus filmes favoritos: “King Kong”. O longa lançado em 2005 acompanha a história do diretor Carl Denham (Jack Black) e sua equipe em uma viagem de Nova York até uma ilha misteriosa para as filmagens de um novo longa. Na expedição estão o dramaturgo Jack Driscoll (Adrien Brody) e a atriz Ann Darrow (Naomi Watts), que é raptada por um gorila gigantesco depois que a equipe desembarca na ilha. Enquanto procura Ann, a tripulação se depara com dinossauros e outras criaturas pré-históricas, assustadoras e perigosas. O longa ganhou os Oscar de melhores efeitos visuais e de edição e mixagem de som.

“O Grande Circo Místico” de Cacá Diegues é um dos concorrentes brasileiros a uma indicação do Oscar como melhor filme estrangeiro. O longa que estreou essa semana nos cinemas da capital, conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje. Celavi (Jesuíta Barbosa), o mestre de cerimônias que nunca envelhece, mostra as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h até 11:30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram