plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de janeiro de 2025 - 02:41

O Assunto é o Cinema de Fernando Meirelles a música de Ennio Morricone

O Assunto é Cinema com Clayton Sales desta terça-feira (10/11) homenageia a obra do cineasta brasileiro Fernando Meirelles e relembra as trilhas do saudoso Ennio Morricone, falecido em julho. O programa da Educativa 104.7 FM começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Entre os demais destaques do programa estão a análise do filme de horror “Black Box”, produção exclusiva da Amazon Prime dirigida por Emmanuel Osei-Kuffour Jr., e o aniversário de 26 anos da estreia de “Entrevista com O Vampiro”, um dos maiores sucessos de Neil Jordan, baseado no romance homônimo de Anne Rice.

Fernando Ferreira Meirelles é paulistano nascido em 19 de setembro de 1955. O cineasta começou a carreira logo que saiu da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP quando com outros colegas fundou a produtora “Olhar Eletrônico”. Com sua produtora ganhou prêmios por curtas e conteúdos produzidos para a televisão como o programa “Rá-tim-bum” na TV Cultura de São Paulo. Anos mais tarde a produtora se transformaria na O2 filmes produzindo peças publicitárias e curtas.

Em 1997 Fernando Meirelles ganhou do amigo cineasta Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo) o romance “Cidade de Deus” de Paulo Lins. Após a leitura, Dhalia sugeriu a Meirelles que adaptasse o romance e a produção começou em 2001 com o longa finalmente sendo lançado em 2003. “Cidade de Deus” rendeu a Meirelles sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor e melhor filme 2004 tendo se tornado uma das maiores bilheterias nacionais.

Fernando Meirelles ainda foi indicado ao Oscar de melhor diretor por “O Jardineiro Fiel”, baseado no romance de John Le Carré, e à palma de ouro em Cannes por “Ensaio sobre a cegueira”, baseado no clássico de José Saramago. Recentemente Fernando Meirelles dirigiu o sucesso “Dois Papas” para a Netflix e produziu a série “O pico da neblina” na HBO.

Ennio Morricone nasceu em 10 de novembro de 1928 em Roma, na Itália. A filmografia de Ennio Morricone inclui mais de 70 filmes premiados e trabalhos com grandes diretores italianos como Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Giuseppe Tornatore, Dario Argento, Lucio Fulci entre outros. No cinema francês trabalhou com Henri Verneuil e Georges Lautner. Em Hollywood, Ennio Morricone compôs para grandes nomes como Brian de Palma, Terrence Malick, John Carpenter e, mais recentemente, Quentin Tarantino.

Do canto dos coiotes em “O Bom, o Mau e o Feio” (1966) ao sopro do moribundo na harmônica em “Era uma vez no Oeste” (1968), Ennio Morricone compôs temas que grudaram na memória do público e marcaram não apenas o western mas também dramas épicos como “Decameron” (1971) e históricos como “Sacco e Vanzetti” (1971), giallos como “O Pássaro das Plumas de Cristal” (1970), comédias como “A Gaiola das Loucas” (1978), clássicos como “Cinema Paradiso” (1989) e até ficção científica com “Missão: Marte” (2000).

Ennio Morricone ganhou vários prêmios ao longo da carreira e acumulou indicações.  Em 2007 ganhou um Oscar pelo conjunto da obra. Apesar de ser nomeado em cinco ocasiões, Ennio Morricone só ganhou o Oscar por uma trilha composta em 2016, na sexta nomeação, por “Os Oito Odiados” dirigido por Quentin Tarantino. Confira abaixo um especial do canal do compositor com as tilhas compostas para os western spaghetti:

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *