28 de março de 2024 - 05:28

O Assunto é o Cinema de Denis Villeneuve

Em tempos de isolamento em virtude da crise com o Covid-19, o programa O Assunto é Cinema com Clayton Sales passa a indicar produções dos serviços de streaming Netflix e Amazon Prime, além das eventuais resenhas de sempre sobre clássicos do cinema, trilhas sonoras e grandes diretores. O programa da Educativa 104.7 FM começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Entre os destaques do programa desta sexta-feira (02/10) estão os aniversários das estreias de “Caminhos Perigosos” (1973) dirigido por Martin Scorcese, “O Homem Elefante” (1980) de David Lynch e “M. Butterfly” (1993) de David Cronenberg. Clayton Sales celebra no programa a carreira do diretor franco-canadense Denis Villeneuve.

Denis Villeneuve nasceu em 3 de outubro de 1967 na província de Quebec no Canadá. O diretor e roteirista ficou conhecido por público e crítica após filmes como “Incêndios” (2010), “Os Suspeitos” (2013), “O Homem Duplicado” (2014), “Sicário” (2015), “A Chegada” (2016) e “Blade Runner 2049” (2017). Seu próximo filme é a adaptação de “Duna” baseada no aclamado livro homônimo de ficção científica escrito por Frank Herbert.

A carreira de Denis Villeneuve começou no final da década de 1980 com documentários e curtas lançados entre 1988 e 1998. Em 2000 Denis Villeneuve roteirizou e dirigiu “Maelström”, seu primeiro longa-metragem ficcional. O filme seguinte em 2009, “Polytechnique”, abordou uma tragédia em uma escola canadense e colocou de vez o diretor no radar dos produtores que no ano seguinte lançaram “Incêndios”, outro longa polêmico que acabou indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011. O filme é baseado na peça homônima de Wajdi Mouawad e conta a história de um irmão e uma irmã buscando a verdade sobre a história de sua mãe no oriente médio e a identidade do pai.

Os filmes seguintes consagram Denis Villeneuve como um diretor versátil com grandes adaptações literárias como “O Homem Duplicado” baseado em livro homônimo de José Saramago, “A Chegada” adaptando o conto “A história de sua vida” de Ted Chiang e em 2020 “Duna” de Frank Herbert. Outro desafio da carreira foi a sequência do clássico “Blade Runner” de Ridley Scott, filme que Denis Villeneuve conseguiu expandir o universo do primeiro longa agradando público, fãs e crítica. Apesar de seus filmes renderem várias indicações ao Oscar nos aspectos técnicos, como diretor e roteirista, Denis Villeneuve ainda não ganhou o prêmio.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram