plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 17:26

O Assunto é Cinema vai do cinema de Antonioni ao Jornalismo Literário de Capote

Michelangelo Antonioni.

Clayton Sales destaca no Assunto é Cinema de hoje (28) a carreira de Michelangelo Antonioni, um dos grandes nomes do cinema italiano e mundial. Outro homenageado do dia é o cineasta brasileiro Miguel Faria Jr., diretor, produtor e roteirista. O programa ainda celebra a carreira do escritor Truman Capote e os seis anos da estreia de “A Vida de Pi”.

Nascido em Ferrara, em 29 de setembro de 1912, Michelangelo Antonioni dirigiu alguns dos maiores clássicos do cinema italiano. Seu primeiro sucesso no cinema veio com o longa “L’Aventtura” em 1960 seguido por “La Notte” em 1961 e “L’Eclisse” em 1962. Esses filmes fecham uma trilogia sobre a incomunicabilidade na visão da crítica, um tema recorrente na obra do diretor que sempre coloca personagens que não conseguem se relacionar ou manter seus relacionamentos. Seu primeiro filme colorido, “Il Deserto Rosso”, de 1964, continua explorando o tema da alienação de seus personagens. Dois anos depois viria o primeiro sucesso em inglês, o suspense “Blowup” com David Hemmings e Vanessa Redgrave. O filme abriu uma carreira internacional com longas como “Zabriskie Point” em 1970 e “The Passenger” em 1975. Antonioni faleceu aos 94 anos, curiosamente no mesmo dia em que morreu Ingmar Bergman, no dia 30 de julho de 2007.

O escritor Truman Capote.

O cineasta brasileiro Miguel Faria Jr. nasceu no Rio de Janeiro em 30 de janeiro de 1944. Sua carreira como produtor e roteirista é extensa mas seu maior sucesso veio na direção dos longas “A República dos Assassinos” em 1979 e a adaptação “O Xangô de Baker Street” em 2001, baseado no livro homônimo de Jô Soares. Miguel Faria Jr. também é bem sucedido com seus documentários como por exemplo “Vinícius” de 2005 sobre o compositor Vinícius de Moraes, o longa levou aos cinemas mais 300 mil expectadores, algo incomum para documentários no Brasil. “Chico, Artista Brasileiro” de 2015 é um de seus sucessos mais recentes e conta sobre a história de Chico Buarque.

O escritor Truman Capote nasceu Truman Streckfus Persons em 30 de setembro de 1924. Capote foi escritor, roteirista e dramaturgo. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Jornalismo Literário com o romance “A Sangue Frio”, lançado em 1966, livro que relata a história do brutal assassinato de uma família de Holcomb, no Kansas. A história da produção desse livro chegou a virar filme em 2005 com Philip Seymour Hoffman no papel do escritor no longa “Capote” dirigido por Bennett Miller. Um grande sucesso do cinema baseado em um dos seus livros é o clássico “Bonequinha de Luxo” de 1958 com Audrey Hepburn no papel principal, longa dirigido pelo lendário Blake Edwards.

Dirigido por Ang Lee, “A Vida de Pi” completa essa semana seis anos de sua estreia. O jovem Pi (Suraj Sharma) e sua família decidem ir para o Canadá depois de fechar o zoológico da família. A embarcação em que viajam naufraga e Pi sobrevive junto com alguns animais, incluindo um temível tigre de Bengala, com o qual desenvolve uma ligação. O filme levou 4 Oscars em 2013 incluindo Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora Original.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h durante o período de campanha eleitoral, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *