plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 12:16

O Assunto é Cinema vai da Fantasia de Tolkien ao Faroeste de John Ford

O lendário diretor John Ford.

O Assunto é Cinema de hoje (31) começa mais cedo em virtude da campanha eleitoral. Agora o programa vai ao ar nas terças e sextas a partir das 10h. O programa de hoje comemora a obra do grande diretor norte-americano John Ford e a obra do escritor J.R.R. Tolkien, o grande criador da Terra-Média. Outro destaque é o clássico “Veludo Azul” de David Lynch e a estreia do “Meu Ex é Espião” nos cinemas da capital.

Você pode não conhecer Sean Aloysius O’Fearna ou John Martin Feeney mas se gosta de cinema com certeza ouviu o nome John Ford, principalmente quando falavam de John Wayne. O diretor nascido em Cape Elizabeth, Maine, em 1º de Fevereiro de 1894, adotou o nome Jack Ford logo no começo da carreira como ator junto ao irmão Francis Ford. Assim foi até em 1923 adotar em definitivo o nome John Ford quando dirigiu “Sota, Cavalo e Rei”. Ford é mais conhecido por seus westerns tendo dirigido grandes clássicos como “No Tempo das Diligências” (1939) e “Rastros de Ódio” (1956) tendo dirigido vários filmes com o ator John Wayne. Apesar da fama com faroestes, Ford ganhou o oscar de melhor filme com os dramas “As Vinhas da Ira” em 1940 e “Como era Verde meu Vale” em 1941, o último desbancando o clássico “Cidadão Kane” de Orson Welles.

“O Senhor dos Anéis” de Ralph Bakshi

Quem pensa que a Terra-Média de J.R.R. Tolkien só apareceu nas telas do cinema com a trilogia do “Senhor dos Anéis” de Peter Jackson está redondamente enganado. O próprio “Senhor dos Anéis” foi adaptado como animação em um único filme por Ralph Bakshi em 1978. O lendário animador usou a rotoscopia na criação das cenas do longa, técnica que filma atores reais em película para depois utilizar o filme para orientar os artistas na animação das cenas. A Terra-Média pode não ter sido literalmente adaptada em filmes como “Willow: Na Terra da Magia” (1988) mas foi forte influenciadora em vários filmes fantásticos da época. Tolkien nasceu em Bloemfontein, em 3 de janeiro de 1892, e foi o escritor que criou todo um mundo fantástico com a Terra-Média e seus personagens. Suas maiores obras são interligadas formando todo uma mitologia em torno desse mundo sendo as mais reconhecidas “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”.

Isabella Rossellini como Dorothy Vallens em “Veludo Azul”.

“Veludo Azul” de David Lynch foi lançado em 1986. O filme conta a história de Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) que volta à cidade natal após longo tempo e descobre uma orelha humana decepada em um jardim. Insatisfeito com a investigação policial, ele e Sandy Williams (Laura Dern), a filha do detetive encarregado, começam a investigar por conta própria, e descobrem coisas estranhas acontecendo na cidade. O longa conta com uma das atuações mais emblemáticas do ator Dennis Hopper no papel do icônico vilão Frank Booth. “Blue Velvet”, título original do filme, é originalmente o título de uma canção interpretada por Bobby Vinton e que é parte da trilha do longa.

A estreia comentada da semana é o longa “Meu Ex é um Espião” de Susanna Fogel, filme que conta a história das amigas Audrey (Mila Kunis) e Morgan (Kate McKinnon) que embarcam em uma atrapalhada aventura de espionagem pela Europa depois que o ex-namorado de Audrey revela-se um agente secreto caçado internacionalmente por assassinos.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h durante o período de campanha eleitoral, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *