plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 16:12

O Assunto é Cinema homenageia o compositor Alexandre Desplat e os cineastas Peter Weir e Ruy Guerra

Em tempos de isolamento em virtude da crise com o Covid-19, o programa O Assunto é Cinema com Clayton Sales passa a indicar produções dos serviços de streaming Netflix e Amazon Prime, além das eventuais resenhas de sempre sobre clássicos do cinema, trilhas sonoras e grandes diretores. O programa da Educativa 104.7 FM começa 10h30 podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Entre os destaques do programa desta sexta-feira (21/08) estão a análise de “A Prima Sofia”, produção francesa exclusiva da Netflix dirigida por Rebecca Zlotowski, e a celebração da carreira dos cineastas Peter Weir e Ruy Guerra. Clayton Sales ainda homenageia o compositor Alexandre Desplat, um dos grandes nomes atuais na trilha sonora para o cinema.

Alexandre Michel Gérard Desplat nasceu em 23 de agosto de 1961 em Paris, França. Entre suas obras de maior destaque estão “A Rainha”, “O curioso caso de Benjamin Button”, “O fantástico Sr. Raposo”, “Argo”, “O discurso do Rei”, “Harry Potter e As Relíquias da Morte” partes 1 e 2, “A Bússola de Ouro”, “A Árvore da Vida”, e “O Grande Hotel Budapeste” que lhe rendeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora após oito indicações sem levar o prêmio. Alexandre Desplat recebeu seu segundo Oscar de Melhor Trilha Sonora por “A Forma da Água”, em 2018.

O australiano Peter Lindsay Weir nasceu em Sydney, 21 de agosto de 1944. Sua carreira como diretor de cinema começou 1967 na televisão com pequenos filmes que lhe renderam algum reconhecimento. Seu primeiro longa-metragem foi realizado em 1974 quando lançou “The Cars That Ate Paris” mas o sucesso veio mesmo no ano seguinte quando lançou “Picnic at Hanging Rock”.

Em 1982 a adaptação do livro de C.J. Koch “O Ano em que Vivemos Perigosamente” lhe rendeu reconhecimento da crítica e um oscar para Linda Hunt como melhor atriz coadjuvante. A primeira produção norte-americana veio logo em seguida com “A Testemunha” em 1985, filme que lhe rendeu várias indicações ao oscar além do sucesso de público. Outros grandes sucessos do diretor com público e crítica são “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989) e “O Show de Truman” (1998).

Nascido em Moçambique em  22 de Agosto de 1931, Ruy Guerra é, além de cineasta, poeta e dramaturgo. O diretor vive no Brasil desde 1958 onde dirigiu seu primeiro filme em 1962 com o longa “Os Cafajestes”. Em 1964 foi mais um dos diretores que integrou o Cinema Novo no Brasil ao lançar o drama “Os Fuzis”, longa seguido por “Tendres Chasseurs” (1969) e “Os Deuses e os Mortos” (1970).

Com o período da ditadura militar veio uma pausa com o cinema que só acabaria em 1976 com o filme “A Queda” e um eventual retorno a Moçambique em 1980. O regresso ao Brasil depois de uma temporada em sua terra natal, Cuba e até no México veio no meio da década de 1980 quando lançou em 1985 o musical “A Ópera do Malandro” baseado na peça de Chico Buarque. Ruy também tem importante carreira como compositor tendo composto em parcerias com Chico Buarque, Milton Nascimento,Carlos Lyra, Edu Lobo, Francis Hime e Sergio Ricardo.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *