FM Educativa [ AO VIVO ]

24 de março de 2023 - 19:28

O Assunto é Cinema destaca o horror regional da Astaroth Produções

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta terça-feira (01/10)  recebe no programa a diretora Larissa Anzoategui e o roteirista Ramiro Giroldo, responsáveis pela Astaroth Produções: uma produtora local que já fez vários curtas de horror e que acaba de estrear seu segundo longa, o “Domina Nocturna”. O programa ainda destaca a estreia de “Predadores Noturnos” de Alejandre Aja nos cinemas da capital, comenta “Clímax”, novo longa de Gaspar Noé e também traz uma avaliação da série “Quatro Estações em Havana”, exclusiva do serviço de streaming Netflix. Tudo isso na Educativa 104.7 FM, a partir das 10h30, podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Ramiro Giroldo é professor do recém inaugurado curso de Audiovisual e do departamento de Letras na UFMS – especializado em literatura brasileira, com ênfase na literatura fantástica. Larissa Anzoategui é formada em Artes Visuais e leciona no ensino fundamental. Ela é a diretora dos longas e curtas da Astaroth enquanto o Ramiro é responsável pelos roteiros. Com uma produção envolvendo recursos próprios, a Astaroth reuniu vários talentos do estado na produção dos filmes nas trilhas sonoras, na maquiagem e em vários outros aspectos das produções. A dupla conta ainda com a direção de fotografia de Pedro Rosa que reside em São Paulo e fez a fotografia da maior parte da produção da Astaroth.

Larissa Maxine em “A Janela da Outra”. (foto: divulgação)

A Astaroth começou em 2012 com a produção dos curtas “Limerence” e “Red Hookers”. Larissa conta que com a pós-produção, “Limerence” acabou lançado apenas em 2017 enquanto “Red Hookers” saiu logo em 2013. “Red Hookers” mistura o erotismo com o horror dos mitos inspirados pelo autor H.P. Lovecraft tendo feito bastante sucesso em sua passagem pelo circuito de festivais de cinema: além de passear por diversas cidades do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Jacareí, Campo Grande, Boa Vista, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Sergipe, Corumbá, Guarulhos e Campinas, participou da seleção oficial de festivais no exterior, em países como Estados Unidos, Colômbia, México e Argentina.

A venda de DVD’s e camisetas do curta “Red Hookers” financiou parte da pós-produção do primeiro longa “Astaroth”, o primeiro longa da produtora. Gravado no decorrer de 2014, o filme ainda está no circuito de festivais, e já passou por cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Salvador, além de também participar da seleção oficial de festivais no exterior, em países como Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Peru.

Monica Mattos, Ju Calaf e Jacqueline Takara em “Astaroth”. (foto: divulgação)

Em 2018 também foi lançado o curta “A Janela da Outra”, o primeiro resultado de uma maratona de filmagens realizada no final de 2017 e começo de 2018 que ainda tem mais 3 curtas na pós-produção. A gravação foi feita em uma noite em Campo Grande com a atriz Larissa Maxine e, desta vez, o desafio da direção de fotografia ficou com a diretora Larissa Anzoategui que deu conta do desafio usando um estiloso efeito de luzes na atriz e no cenário.

Ainda em 2018 foi gravado mais um longa, “Domina Nocturna”, um filme de horror de antologia que nas palavras de Ramiro “dialoga com o ultrarromantismo de Álvares de Azevedo e com a produção poética de Lord Byron, com um clima de horror mais voltado para o romantismo.”  No filme, a também diretora Larissa Anzoategui faz sua estreia na frente das câmeras, como atriz. O longa estreou dia 25 passado, no Cine Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e vai passar o próximo ano participando do circuito de festivais independentes antes de estar disponível no site para streaming junto com os demais filmes do catálogo.

Para saber mais sobre a produtora, alugar os filmes on demand, conferir os ensaios ou comprar as camisetas e posteres dos filmes basta acessar o site da produtora em astarothproducoes.com

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram