plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 10:45

O Assunto é Cinema celebra os 40 anos de Alien: O Oitavo Passageiro

Sigourney Weaver em sua estreia como Ripley em “Alien”. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (24/05) celebra os 40 anos da estreia de “Alien: O Oitavo Passageiro” e o aniversário de 50 anos de “Perdidos na Noite”. O programa da Educativa 104.7 FM também homenageia o cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade e comenta a estreia da adaptação em live action de “Aladdin” nos cinemas da capital e de “Shéhérazade”, original do serviço de streaming Netflix.

Lançado em 1979, “Alien: O Oitavo Passageiro” é o segundo filme da carreira de Ridley Scott. Com fortes influências da estética de “2001” de Kubrick e referências aos quadrinhos da “Metal Hurlant” e da literatura tradicional de ficção científica e horror, “Alien” conta a história da tripulação do rebocador Nostromo que encontra um sinal estranho vindo de uma lua. O sinal alienígena obriga a nave interromper o curso de volta à Terra para investigar a situação. A trama se desenvolve quando um dos tripulantes traz de volta consigo uma criatura alienígena que espalhará o terror entre os membros do rebocador. O filme também merece destaque por ser a estreia de Sigourney Weaver nos cinemas como Ripley, papel em que se consagrou e é lembrada com carinho pelos fãs até hoje.

Dirigido por Joe Schlesinger em 1969, “Perdidos na Noite” conta a história de Joe (Jon Voight), um homem que acredita ter um charme irresistível com as mulheres. Um dia, Joe decide largar seu emprego de lavador de pratos no Texas e ir para Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Porém, lá ele acaba descobrindo que as coisas não são tão fáceis como pensava. Com a ajuda de seu companheiro Ratso (Dustin Hoffman), Joe inicia sua carreira de garoto de programa. O longa ganhou os Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado em 1970.

O diretor Joaquim Pedro de Andrade. (foto: reprodução)

Joaquim Pedro de Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 25 de maio de 1932. Seu filme mais famoso é a adaptação de “Macunaíma” de Mário de Andrade com Grande Otelo no papel principal. O longa lançado em 1969 entrou na lista dos 100 maiores filmes do cinema brasileiro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACINE) em 2015. Joaquim se formou profissionalmente em Física na Faculdade Nacional de Filosofia no Rio de Janeiro, época em que já frequentava o cineclube da instituição e escrevia sobre cinema.

A virada na carreira veio quando começou a dirigir curtas e em 1960 ganhou uma bolsa para estudar cinema na França. Seus outros sucessos de público e crítica são “Os Inconfidentes” (1972) e “O Homem do Pau-Brasil” (1982), adaptação da obra homônima de Oswald de Andrade. Em 2016 o diretor foi homenageado no Festival de Veneza com uma retrospectiva de sua carreira.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *