plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 12:10

O Assunto é Cinema celebra Antonioni, Sam Mendes e Christopher Nolan

O cineasta italiano Michelangelo Antonioni.

O Assunto é Cinema de hoje (31) com Clayton Sales celebra a carreira de três cineastas: o italiano Michelangelo Antonioni e os britânicos Sam Mendes e Christopher Nolan. O programa ainda destaca o aniversário da estreia de “O Jardineiro Fiel”.

Michelangelo Antonioni nasceu em Ferrara, interior da Itália, em 1912. Depois de ter se graduado em Economia na Universidade de Bolonha, Antonioni se encontrou ao estudar cinema no “Centro Sperimentale di Cinematografia” na Cinecittà em Roma na década de 40. Seu primeiro sucesso de crítica e público foi “L’avventura” (1960), filme seguido por “La notte” (1961) e “L’eclisse” (1962). Seu primeiro filme colorido “Il deserto rosso” (1964), explora temas modernistas da alienação, e junto com os três filmes anteriores, forma uma tetralogia. Em 1966 o longa “Blow-up” marca a carreira de Antonioni como o primeiro longa em língua inglesa, algo que se repete depois com “Zabriskie Point” (1970) e “The Passenger” (1975), ambos rodados nos Estados Unidos. Seu último filme foi “Eros”, de 2004, realizado juntamente com Wong Kar-Wai e Steven Soderbergh, quando Antonioni tinha 92 anos. O lendário diretor faleceu em 30 de julho de 2007, aos 94 anos, no mesmo dia em que faleceu Ingmar Bergman.

Conhecido por sua atuação como diretor de cinema e teatro, Sam Mendes nasceu em Reading, na Inglaterra, em 1965. O diretor ganhou reconhecimento de público e crítica com o drama “Beleza Americana” em 1999 e a adaptação da história em quadrinhos “Estrada para a Perdição” em 2002. Outro grande momento do diretor foi em 2012 quando assumiu o 23º filme da franquia 007 ao entregar o sucesso de público e crítica “Skyfall”, um dos melhores filmes com o agente secreto britânico. Fã declarado da série, Mendes assumiu após o convite pessoal de Daniel Craig para assumir a cadeira. Apesar da vida como cineasta não permitir uma agenda flexível, Sam Mendes continua eventualmente dirigindo peças teatrais como a recente adaptação do romance de Roald Dahl, “Charlie e a fantástica fábrica de chocolates”.

O diretor Christopher Nolan em ação.

Nascido em 1970, o londrino Chistopher Nolan tem 9 longas em seu currículo e está entre os diretores mais bem sucedidos comercialmente de todos os tempos, algo que concilia bem com a crítica que costuma reconhecer o talento do diretor nas premiações com uma série de indicações. Do início com o obscuro “Following” em 1998 e o thriller “Amnésia” em 2000, Nolan foi ganhando reconhecimento como diretor até ganhar a difícil tarefa de resgatar o personagem dos quadrinhos Batman. A trilogia com o Homem-Morcego rendeu ao diretor sucesso com os fãs do personagem, reconhecimento da crítica e uma bilheteria expressiva, sem contar os prêmios que vieram como reconhecimento ao seu trabalho com o personagem. Nolan é virtuoso e se mantém favorável ao uso de efeitos práticos e tradicionais, se posicionando contra o uso do 3D em várias ocasiões. Seu último longa “Dunkirk” de 2017 foi filmado praticamente na íntegra em iMax e com o uso de sets e peças da época da segunda guerra, o que ressalta a postura emblemática do diretor.

Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o suspense “O Jardineiro Fiel” comemora 13 anos de seu lançamento. O filme adapta o romance do inglês John le Carré e conta a história do reservado diplomata britânico Justin Quayle (Ralph Fiennes) que se muda para o Quênia com a esposa, a ativista Tessa (Rachel Weisz). Quando Tessa é encontrada morta no deserto, Justin parte para descobrir a verdade por trás do assassinato e, no processo, ele desenterra algumas revelações perturbadoras.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30, na FM 104.7 Educativa, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *